terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Secretaria Municipal de Saúde promove Semana de Combate à Hanseníase

O Brasil é o segundo país do mundo em casos de hanseníase, perdendo só para Índia. Em Casimiro de Abreu, a coordenação da Vigilância em Saúde está atenta à doença, e promove até o dia 2 de fevereiro uma campanha de informação e conscientização em diferentes unidades da rede municipal. “São palestras, panfletagem, exibição de vídeos e consultas médicas”, explicou a coordenadora Maira Panza.

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. Afeta a pele e os nervos, principalmente braços, mãos, coxas, pernas, pés e face. Quando não tratada, pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e viver socialmente. A hanseníase se tornou curável nas últimas décadas. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito.

Em dez anos, o número de casos de hanseníase no Brasil caiu 31,5%. De acordo com estudo Saúde Brasil 2010, do Ministério da Saúde, a média anual de detecção de novos casos é de 4%, no período de 2001 a 2010. O melhor percentual de redução ocorreu na Região Sudeste, com 45,5%, onde quase todos os estados alcançaram a meta de eliminação da hanseníase enquanto problema de saúde pública.

Os agentes comunitários de saúde costumam pesquisar nas residências sintomas de várias doenças. “Ainda há muita desinformação e preconceito quanto à hanseníase que já foi chamada no passado de lepra. Identificamos alguns casos na cidade e encaminhamos imediatamente para testes e exames. Assim que confirmada a doença, começa um tratamento que leva seis meses ininterruptos custeado pelo SUS”, explicou a agente comunitária Cristiane Barreto.

Quando alguém é diagnosticado com hanseníase, toda a família que convive próximo ao paciente é examinada para ver se contraiu a doença. “Meu marido teve hanseníase há 10 anos. Ele se tratou e se curou. Todos nós em casa fizemos exames, mas deu negativo”, disse a aposentada Cecília, moradora da periferia de Casimiro de Abreu.

— Após o tratamento com remédios, o paciente é atendido por um neurologista e um fisioterapeuta que testam prováveis sequelas na coordenação dos movimentos do corpo —, disse a agente Cristiane que trabalha no posto médico do Bairro Industrial. A unidade foi a primeira a realizar atividades na Semana de Combate à Hanseníase. O Dia Mundial de Combate à doença será próximo dia 30.

Segue abaixo, o calendário de eventos em Casimiro de Abreu.



23/01 – Apresentação de DVD e panfletagem no ESF-Josefa Torres – 8h às 17h

25/01 – Abordagem em rua e panfletagem no ESF-Mataruna – 8h às 17h

25/01 – Consulta com médico e enfermeiro no ESF-Rio Dourado – 12h às 17h

26/01 – Abordagem e panfletagem no ESF-BNH e Praça Santa Ely- 13h às 17h

27/01 – Palestras e orientações médicas – ESF-Sta.Terezinha e

Praça Village do Poeta – 9h às 12h

31/01 – Palestras, panfletagens e consultas médicas no ESF-Centro – 9h às 14h

01/02 – Consultas médica e de enfermagem no ESF-Professor Souza – 8h às 16h

02/02 – Abordagem e panfletagem no ESF-Barra de São João – 8h às 17h



Nenhum comentário:

Postar um comentário