Organizador de evento do qual brasileiros participavam confirmou mortes.
Jovem de 15 anos que estava no carro das vítimas sobreviveu.
Pelo menos cinco brasileiros morreram no acidente que matou 10 pessoas em Gainesville, no estado americano da Flórida, no domingo (29). A informação foi confirmada por um dos organizadores de uma conferência evangélica da qual as vítimas brasileiras participavam na Flórida.
O pastor José Júnior do Carmo, do Ministério Internacional da Restauração em Atlanta, na Geórgia, estava em uma minivan com cinco familiares no momento do acidente, segundo informou o pastor Fábio Bertoni, um dos organizadores do III Cell Vision Conference, em Orlando. Além de José Júnior do Carmo, morreram no acidente a esposa dele, Adriana, e a filha Letícia, além do irmão do pastor, também chamado José, e sua esposa, Rose.
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Outra filha do pastor estava no veículo, segundo Bertoni. Lidiane, de 15 anos, foi internada em um hospital de Gainesville.
Consultado o consulado brasileiro em Miami afirmou que a única informação oficial, passada pelo Instituto Médico Legal de Gainesville, foi a confirmação do óbito de Edson José do Carmo, possivelmente o irmão do pastor José Júnior.
As autoridades estariam em busca de documentos para confirmar as identidades de outras vítimas.
O III Cell Vision Conference foi realizado em Orlando da noite de quinta-feira (26) até a noite de sábado (28), e contou com a participação de 300 brasileiros residentes nos Estados Unidos e de 25 americanos. O evento foi realizado em inglês e em português.
Segundo Bertoni, 19 pessoas da igreja de José Júnior foram de Atlanta para participar da conferência. Dessas, 14 pessoas estavam divididas em duas vans retornando a Atlanta quando se envolveram no acidente. As outras cinco pessoas viajariam no dia seguinte.
A van maior, que levava nove brasileiros, também colidiu no engavetamento. Dela, uma passageira segue internada no mesmo hospital de Gainesville, mas já estaria bem. Segundo Bertoni, ela se chama Juliana Lima e é esposa de outro pastor do Ministério Internacional da Restauração em Atlanta.
O acidente, envolvendo pelo menos cinco veículos pesados e 10 carros de passeio, deixou um total de 10 pessoas mortas e ao menos 21 feridas, segundo o site do jornal local "The Gainesville Sun".
Segundo autoridades locais, o engavetamento pode ter sido provocado pela falta de visibilidade na estrada.
De acordo com um porta-voz da Patrulha de Estradas da Flórida, a rodovia chegou a ser interditada horas antes do acidente por conta de um denso nevoeiro na região, mas foi reaberta quando as autoridades consideraram que as condições haviam melhorado. Acredita-se que a fumaça de um incêndio próximo à estrada tenha prejudicado ainda mais a visibilidade na pista
As colisões aconteceram em ambos os sentidos da rodovia, o que fez com que muitos veículos ficassem presos uns aos outros. Alguns deles chegaram a pegar fogo.
'Meu automóvel foi atingido duas vezes. Não se via nada mais do que fumaça e chamas, mas se ouviam as batidas de um veículo contra outro. Era como se alguém os estivesse lançando uns contra os outros. Também se ouviam explosões', afirmou o motorista de um dos veículos acidentados.
O trânsito das seis pistas da I-75, que percorre a Flórida do Norte ao Sul, teve que ser interrompido durante boa parte do domingo.
Outra estrada que passa pelo estado, a US 441, também foi bloqueada por causa de vários acidentes decorrentes da fumaça e do nevoeiro.
Início do engavetamento
A patrulha de rodovias da Flórida divulgou o primeiro do que se espera ser uma série de registros detalhando como se deu o acidente, segundo o "The Gainesville Sun".
A patrulha de rodovias da Flórida divulgou o primeiro do que se espera ser uma série de registros detalhando como se deu o acidente, segundo o "The Gainesville Sun".
O registro policial detalha o que teria sido a primeira das múltiplas colisões no engavetamento. A colisão teria ocorrido às 23h55 de sábado (28), de acordo com o registro feito pelo oficial M. J. Todd.
Três veículos se envolveram no primeiro acidente: um caminhão dirigido por Myron P. Allen, de 59 anos, do Tennessee; um veículo SUV da Toyota dirigido por Andrew R. Kusel, de 20 anos, de Port. St. Lucie; e um veículo SUV da Lexus dirigido por Tramel S. Moss, de 32 anos, de Gainesville. No último carro ia ainda Willee Moss, de 59 anos.
Os três veículos seguiam na direção norte pela faixa central da via. "Havia muita fumaça na área, causando baixa visibilidade", registrou Todd.
O caminhão tentou evitar bater na traseira do Toyota, mas bateu na extremidade direita do carro. Quando os dois veículos estavam parando, o Lexus bateu na carroceria do caminhão e ficou preso.
Os três veículos pararam entre a faixa central e a direita da via no sentido norte (que tem três faixas). Das pessoas envolvidas nessas primeiras colisões, apenas a passageira Willee Moss ficou ferida e foi levada ao hospital Shands em estado grave.
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