segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mulheres na nossa mira em 2012

Ousadas, talentosas, inovadoras, admiráveis. Confira as mulheres que vão ficar no nosso radar em 2012

Mulheres estão todo tempo às voltas com mudanças. Entre filhos, relacionamentos, trabalho e sonhos são, com mais frequência até do que eventualmente gostariam, convocadas a se reinventar. Selecionamos algumas mulheres que por razões diversas tiveram que fazer opções inovadoras, mudar o rumo de suas vidas ou lançar-se em novos projetos em 2011 e que, em função disso, vão ficar no nosso radar em 2012. Porque elas prometem dar o que falar...

 Nanda Costa, atriz
Quem: Nanda Costa, 25 anos, nascida em Parati, RJ.
Profissão: atriz
Fique de olho: Ela foi escolhida pela autora Glória Perez para ser a protagonista de sua próxima novela, que estreia no segundo semestre de 2012. Juliana Paes estaria no papel, mas deixou o projeto para viver “Gabriela” em um remake que também vai ao ar em 2012. Nanda estará nas telonas em dois filmes: “Febre do Rato” e “Gonzaga – de pai para filho”.
Sonhos, planos e ideias para 2012: “Amo poder me comunicar através das minhas personagens, criar e recriar. Sei muito pouco sobre a personagem da trama de Glória Perez, mas posso afirmar que será um trabalho intenso. Quanto maior o desafio, maior o meu estímulo e a minha vontade”.
Você acompanha: Nanda diz não ter paciência para as redes sociais e não gosta nada da ideia de alguém falar por ela, por isso deletou uma conta que tinha no Facebook. “Sou adepta do bom e velho e-mail”. Para saber de sua carreira, acompanhe os sites de notícias, ela deve aparecer bastante por eles em 2012.

Fátima Bernardes, jornalista
Quem: Fátima Bernardes, 49 anos, nasceu na capital carioca.
Profissão: jornalista
Fique de olho: Após 14 anos dividindo com William Bonner a apresentação do Jornal Nacional, da TV Globo, ela deixou a bancada para Patrícia Poeta e está trabalhando em um novo projeto, que deve estrear em abril, nas manhãs de segunda a sexta, após o “Bem-estar”. Fátima e a emissora ainda não falam sobre o formato do programa, mas especula-se que será um talk-show nos moldes do que consagrou a norte-americana Oprah Winfrey.
Sonhos, planos e ideias para 2012: O programa “é um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Em abril de 2011, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto tinha sido aprovado”, declarou a jornalista em entrevista coletiva. Ela garantiu que é diferente de tudo o que existe hoje na TV e que seu papel de jornalista não será abandonado.
Você acompanha: Ao contrário de seu marido, William Bonner, assíduo frequentador do Twitter, Fátima Bernardes não é adepta das redes sociais. Para acompanhá-la, só mesmo nos sites de notícias, já que volta e meia surge uma nova especulação sobre o programa misterioso da apresentadora.

Marin Alsop, regente
Quem: Marin Alsop, 55 anos, nascida em Nova York, nos EUA.
Profissão: regente
Fique de olho: Ela foi nomeada a nova regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que nunca havia tido uma mulher nesse posto. A Osesp é considerada uma das melhores orquestras do mundo e Marin deve permanecer no cargo por um período de 5 anos.
Sonhos, planos e ideias para 2012: “Fiquei impressionada com a qualidade e o comprometimento da Osesp. Estou muito motivada com as enormes possibilidades à nossa frente. Achei inspirador o desejo dos músicos de fazerem música num nível alto ao extremo e também a abertura deles para novas ideias e iniciativas. O Brasil passa por um renascimento econômico e cultural e não vejo a hora de contribuir para isso”. Marin tem a ambição de transformar a Osesp na melhor orquestra do mundo.

 Luiza Trajano, empresária
Quem: Luiza Helena Trajano, 61 anos, nasceu em Franca, no interior de São Paulo.
Profissão: empresária
Fique de olho: Ela foi convidada pela presidente Dilma Rousseff para comandar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de Ministério. Luiza já aceitou o desafio e espera a aprovação do projeto de criação do órgão que será responsável pelas políticas públicas voltadas para as empresas de pequeno e médio porte, para as cooperativas e para associações relacionadas ao setor.
Sonhos, planos e ideias para 2012: Luiza foi responsável por transformar uma empresa familiar do interior de São Paulo na terceira rede de varejo no Brasil, o Magazine Luiza. A estratégia sempre foi proximidade com os clientes e promoções agressivas.

 Lícia Manzo, escritora
Quem: Lícia Manzo, 46 anos, nasceu na capital carioca.
Profissão: escritora
Fique de olho: Pela primeira vez ela é autora principal de uma novela e sua estreia não poderia ser melhor: o folhetim das 18h “A Vida da Gente”, sucesso de público e crítica. A trama conta de forma delicada a história das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano).
Sonhos, planos e ideias para 2012: "Meu plano para 2012 é tirar férias (risos). Produzo muito a partir do que vivo e experimento. Uma novela te esvazia muito. Você tira muitas coisas de dentro de você. Preciso me encher novamente. Preciso ir ao cinema, ler, viver e conviver com minha filha para ter algo para dar de novo. Meu plano para 2012 é parar e me encher."
Você acompanha: Lícia não possui contas públicas em redes sociais. A melhor maneira de acompanhar seu trabalho é de segunda a sábado, às 18h, na TV Globo.

Fernanda Yamamoto, estilista
Quem: Fernanda Yamamoto, 32 anos, nascida na capital paulista.
Profissão: estilist
Fique de olho: Ela vai desenvolver uma coleção de roupas de festa e vestidos de noiva e está em negociação para criar uma linha de objetos de decoração. Desde 2010 participando da São Paulo Fashion Week, Fernanda é a pupila mais elogiada por Jum Nakao.
Sonhos, planos e ideias para 2012: “A coleção de festa vai fazer com que a minha marca, que ainda é jovem, cresça muito. Estou ansiosa para que isso aconteça”. Fernanda foi escolhida em um concurso com estilistas do mundo inteiro para ser a única designer não japonesa a desfilar na semana de moda de Tóquio. O desfile foi cancelado por conta do tsunami, mas as imagens dos modelos que ela havia desenvolvido circularam na internet.

Vera Egito, cineasta
Quem: Vera Egito, 29 anos, nasceu na capital paulista
Profissão: cineasta
Fique de olho: Ela deve filmar em 2012 seu primeiro longa como diretora, “Maria Antônia – A Incrível Batalha dos Estudantes”. O filme promete conquistar a crítica porque a cineasta foi a primeira na história de Cannes a ter duas produções premiadas num mesmo ano: os curtas “Elo” e “Espalhadas pelo ar”.
Sonhos, planos e ideias para 2012: “Meu amor é o cinema, isso não vai mudar nunca. Mas estou vivendo uma paixão fulminante pelo teatro, que é onde tudo em dramaturgia começou”. Vera estreia em abril sua primeira direção em teatro. É a peça Midsummer, com Guta Ruiz e Paulo Vilhena no elenco.

 Irene Alves de Mello
Quem: Irene, 60 anos, nasceu em no Rio de Janeiro RJ
Profissão: Enfermeira, Assessora tecnica de saúde,Cordenadora do Resgate de B.S.J, escritora, presidente da Associação de mulheres de Casimiro de Abreu.
Fique de olho: Ela  vai receber o premio da ALERJ O  DIPLOMA  DE MULHER CIDADÃ EM MARÇO DE 2012 .
Sonhos, planos e ideias para 2012: “Estou   fazendo de 2012 o ano da virada em minha propria vida, com metas, propositos bem defenidos,viagens e além do trabalho, muito mais lazer.
Alguns projetos como Gravidez na adolescência e Um mergulho no cosciente do jovem.


 Mônica Rangel, chef de cozinha e proprietária do restaurante Gosto com Gosto
Quem: Mônica Rangel, 50 anos, nascida em Juiz de Fora, MG.
Profissão: chef de cozinha
Fique de olho: Ela foi escolhida pela Embratur como parceira em um projeto que pretende usar a gastronomia brasileira para promover o turismo do País. Mônica vai viajar por 12 países apresentando a culinária tupiniquim.
Sonhos, planos e ideias para 2012: “Amo a cozinha e estou muito feliz por poder divulgar pelo mundo a culinária brasileira, que amo”. Mônica faz uma cozinha mineira contemporânea em seu restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.
Mayra Aguiar, judoca
Quem: Mayra Aguiar, 20 anos, nasceu em Porto Alegre, RS.
Profissão: judoca
Fique de olho: Ela irá defender o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e diz que vai fazer bonito. Em 2011, Mayra levou o bronze nos Jogos Pan-americanos e no Mundial da França.
Sonhos, planos e ideias para 2012: O lugar mais alto no pódio durante os Jogos Olímpicos é o grande sonho de Mayra. Para se preparar, ela está fazendo um estágio com quem tem tradição no judô: os japoneses. E, para não perder o ritmo, acaba de ganhar o bronze no Grand Slam do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário