segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeito Antônio Marcos busca conhecimento para investir no turismo rural em Casimiro de Abreu


Em busca do fortalecimento do turismo em Casimiro de Abreu, o prefeito Antônio Marcos esteve durante três dias no Estado de Santa Catarina para conhecer de perto o projeto Acolhida na Colônia.   
Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1999. Trata-se de uma associação composta por 180 famílias de agricultores, integrada à Rede Accueil Paysan, atuante na França desde 1987. Tem como proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abriu a porta de suas casas para o convívio do seu dia-a-dia. O objetivo é compartilhar com os visitantes o seu saber fazer, suas histórias e cultura, paisagens, além de oferecer hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura de suas mesas e passeios pelo campo.
Cientes desta responsabilidade para com a natureza, o projeto promove a agricultura orgânica como base do trabalho, garantindo com isso uma alimentação saudável para família e visitantes.
“O turismo está dentre uma das prioridades desse nosso segundo mandato. Estou conhecendo um projeto de turismo rural que existe em 31 países. Queremos implantar este projeto no município, pois todas as características necessárias e potencialidades, sejam elas do campo e natural nós temos. A proposta é para pequenos produtores rurais que utilizam a simplicidade de suas instalações para receber os turistas”, disse. 
Durante a vista ao Sítio Arroio da Serra, o prefeito ouviu do agricultor familiar Dilmo Israel a mudança de vida que sua família vem tendo com a implantação do projeto de turismo rural em sua propriedade. “Nos cinco primeiros meses deste ano nós já conseguimos uma receita duas vezes maior do que a receita da auferida na agricultura em todo o ano passado”, comemorou Israel.
Já a agrônoma Lucilene Assing, técnica da Acolhida na Colônia, que acompanha a visita técnica do prefeito, afirma que o sucesso que o projeto tem vem da experiência dos turistas com o modo de vida rural. “Eles se sentem muito mais valorizados e os agricultores querem fazer isso cada vez melhor”. 
O prefeito está acompanhado do vice-prefeito Zedequias da Costa, do secretário de Turismo, Oscar Pires Júnior; do secretário de Obras, Luis Augusto Peres; do secretário de Meio Ambiente, Maurício Porto; do secretário de Agricultura, Ubirajara Pina e da secretária de Assistência Social, Rosana Lélia. 
A comitiva de Casimiro de Abreu visitou propriedades de agricultores familiares nos municípios de Rancho Queimado, Urubici, Vidal Ramos e Presidente Nereu. Enquanto esteve em Urubici, o prefeito Antônio Marcos foi recepcionado pelo secretário de Turismo da cidade Paulo Cesar Nunes e do assessor de imprensa Sérgio José de Lima. Já em Presidente Nereu o prefeito da cidade, Antônio Francisco Comandoli, fez questão de dar boas-vindas aos visitantes. 

Publicado em 15/6/2013
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário