Produtores rurais de Casimiro de Abreu esperam uma safra de pelo menos 25 toneladas de feijão
Começou nesta semana a colheita do feijão na comunidade do Ribeirão, maior produtor agrícola de Casimiro de Abreu. Com o auxílio de uma batedeira de grãos, os agricultores do município esperam superar em ate 30% a safra do ano passado e colher mais de 500 sacos de feijão. A expectativa é que cada produtor colha, em média, 1.250 kg por hectare.
O aumento da produtividade é reflexo do incentivo que a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem dado ao pequeno produtor. Em 2011, a Secretaria de Agricultura e Pesca adquiriu a batedeira de grãos, máquina que reduz o tempo da colheita e o beneficiamento do grão. A Prefeitura também conta com uma patrulha agrícola que auxilia os pequenos produtores na hora do preparo da terra.
“Neste ano, a área preparada para o plantio foi maior que em 2012. A batedeira de grãos facilitou a vida dos agricultores, pois eles conseguem aumentar sua produtividade e reduzir o custo da produção. No Ribeirão, onde a colheita começou nesta semana, teremos uma safra de 500 sacos. Já no Visconde, onde a colheita também já iniciou, esperamos que haja uma safra excelente para este ano em curso”, ressaltou o secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina.
Produtor rural do Ribeirão, Darlan Heringer, conseguiu dobrar sua produção depois que passou a receber o apoio da batedeira de grãos na hora da colheita. Neste ano, a safra foi de 70 sacos de feijão que será comercializado no próprio município. Ele conta que agora consegue bater o feijão em apenas uma semana, trabalho que era feito manualmente e levava até um mês para ser limpo e pronto para a venda. “Antes plantava 100 quilos de feijão. Hoje, plantamos 240 quilos, dobrando nossa produtividade para 1.250 quilos por hectare. Além da redução de cerca de 20% do custo total da produção”, falou Darlan.
De acordo com o administrador do Ribeirão, Maurício Silva, a batedeira de grãos vai atender a todos os produtores de feijão da comunidade. Na próxima semana, a máquina vai auxiliar na colheita de quase seis hectares, onde espera uma produção de 150 sacos. “O feijão é uma cultura de três ciclos, com data para plantar. A colheita segue até o final de agosto. A expectativa para este ano no Ribeirão é que a safra atinja 25 toneladas, 30% a mais que em 2012”, ressaltou Maurício.
Além de auxílio técnico e mecânico, a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem investido na recuperação das estradas vicinais. Estão sendo recuperados cerca de 40 quilômetros de vias de produção agrícola. “Antes o produtor tirava seu feijão, mas encontrava as estradas sem condições de tráfego. Hoje, ele tem a garantia de que vai conseguir escoar sua produção”, ressaltou Bira Pina.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário