terça-feira, 30 de julho de 2013

Batedeira de grãos auxilia produtores na colheita do feijão


Produtores rurais de Casimiro de Abreu esperam uma safra de pelo menos 25 toneladas de feijão
 
Começou nesta semana a colheita do feijão na comunidade do Ribeirão, maior produtor agrícola de Casimiro de Abreu. Com o auxílio de uma batedeira de grãos, os agricultores do município esperam superar em ate 30% a safra do ano passado e colher mais de 500 sacos de feijão. A expectativa é que cada produtor colha, em média, 1.250 kg por hectare.
O aumento da produtividade é reflexo do incentivo que a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem dado ao pequeno produtor. Em 2011, a Secretaria de Agricultura e Pesca adquiriu a batedeira de grãos, máquina que reduz o tempo da colheita e o beneficiamento do grão. A Prefeitura também conta com uma patrulha agrícola que auxilia os pequenos produtores na hora do preparo da terra.
“Neste ano, a área preparada para o plantio foi maior que em 2012. A batedeira de grãos facilitou a vida dos agricultores, pois eles conseguem aumentar sua produtividade e reduzir o custo da produção. No Ribeirão, onde a colheita começou nesta semana, teremos uma safra de 500 sacos. Já no Visconde, onde a colheita também já iniciou, esperamos que haja uma safra excelente para este ano em curso”, ressaltou o secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina.
Produtor rural do Ribeirão, Darlan Heringer, conseguiu dobrar sua produção depois que passou a receber o apoio da batedeira de grãos na hora da colheita. Neste ano, a safra foi de 70 sacos de feijão que será comercializado no próprio município. Ele conta que agora consegue bater o feijão em apenas uma semana, trabalho que era feito manualmente e levava até um mês para ser limpo e pronto para a venda. “Antes plantava 100 quilos de feijão. Hoje, plantamos 240 quilos, dobrando nossa produtividade para 1.250 quilos por hectare. Além da redução de cerca de 20% do custo total da produção”, falou Darlan.
De acordo com o administrador do Ribeirão, Maurício Silva, a batedeira de grãos vai atender a todos os produtores de feijão da comunidade. Na próxima semana, a máquina vai auxiliar na colheita de quase seis hectares, onde espera uma produção de 150 sacos. “O feijão é uma cultura de três ciclos, com data para plantar. A colheita segue até o final de agosto. A expectativa para este ano no Ribeirão é que a safra atinja 25 toneladas, 30% a mais que em 2012”, ressaltou Maurício.
Além de auxílio técnico e mecânico, a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem investido na recuperação das estradas vicinais. Estão sendo recuperados cerca de 40 quilômetros de vias de produção agrícola. “Antes o produtor tirava seu feijão, mas encontrava as estradas sem condições de tráfego. Hoje, ele tem a garantia de que vai conseguir escoar sua produção”, ressaltou Bira Pina.

Publicado em 30/7/2013
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário