terça-feira, 23 de julho de 2013

Secretaria Municipal de Saúde investe em equipamentos para diagnóstico e tratamento de câncer


Moradoras já podem fazer no município todo o acompanhamento para combater doença que atinge colo do útero

Com a implantação, este ano, do Programa de Saúde da Mulher, as ações municipais voltadas para esse público têm se intensificado em Casimiro de Abreu. Este mês, a Secretaria de Saúde da Prefeitura investiu mais de R$ 30 mil para a aquisição de um colposcópio e outros equipamentos para diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero. 
 “Investir em saúde pública é garantir o direito à vida. São nossas prioridades as ações que proporcionam o bem-estar da população. Por isso, nos últimos quatro anos, adquirimos mais de 10 aparelhos para exames de média e alta complexidade, essenciais para melhorar as condições de diagnóstico e tratamento de doenças”, declarou o prefeito Antônio Marcos. 
Antes da aquisição do colposcópio, mulheres com exames preventivos alterados precisavam ir até o capital do Estado para fazer o diagnóstico e tratamento. O investimento feito pela saúde pública municipal trouxe mais comodidade, redução dos gastos (tanto do paciente quanto da Administração Municipal), agilidade nos resultados do tratamento, além de atendimento imediato. O encaminhamento ao Instituto Nacional do Câncer – Inca só é feito quando o câncer já está instalado.
O ginecologista Dario Cheibub, especialista em patologia cervical, explica que cerca de 80 por cento das mulheres com vida sexual ativa possuem o vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero – terceiro mais comum no País. Para ele, nesse sentido, o preventivo e a colposcopia são essenciais para evitar o desenvolvimento da doença.
Inicialmente o exame está sendo feito em Casimiro de Abreu e Barra de São João, nos Centros de Referências e Especialidades Médicas - CREM. 
Mas o médico alerta que o primeiro procedimento, antes da colposcopia, é a coleta do preventivo, que pode ser realizada em todos os 11 postos da Estratégia Saúde da Família. 
Os resultados são enviados para o Programa de Saúde da Mulher, onde técnicos avaliam os casos suspeitos e fazem a marcação com o especialista que realizará a colposcopia. 
Atualmente, a coordenação do Programa de Saúde da Mulher está fazendo o levantamento dos preventivos que foram coletados antes da aquisição do colposcópio. O objetivo é identificar os exames alterados para viabilizar o atendimento imediato às mulheres. Em cerca de 50 foram encontradas alterações. As mulheres já estão em tratamento. 
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Fabíula Oliveira, alguns casos podem necessitar de cirurgia. “O procedimento, de fácil recuperação da paciente, é feito no próprio Hospital Municipal de Casimiro de Abreu”, informou a coordenadora. 
SAÚDE DA MULHER - Este ano a Prefeitura de Casimiro de Abreu implantou o Programa de Saúde da Mulher, nos moldes preconizados pelo Ministério da Saúde. O objetivo da Administração Municipal é fortalecer o atendimento humanizado e oferecer mais serviços voltados à saúde feminina, tais como vacinas específicas para mulheres e exames como a colposcopia, que permite diagnosticar as possibilidades de câncer de colo de útero. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário