quarta-feira, 31 de julho de 2013

Centro Especializado de Assistência será inaugurado


Foto: Mauricio Rocha
Foto da coordenadora do Creas, Giselly Leão, e a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, vistoriando as obras do Centro
A coordenadora do Creas, Giselly Leão (à direita), e a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, vistoriam as obras do Centro que será aberto nesta sexta-feira
A Prefeitura de Rio das Ostras inaugura nesta sexta-feira, dia 2, às 10h, no Balneário Remanso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que atua na proteção e reintegração social em casos de violação de direitos no âmbito familiar. O local oferece vários serviços, auxiliando desde moradores de rua até idosos e crianças. Os atendimentos do Creas, que atualmente beneficiam 150 famílias, eram realizados desde 2008 em duas salas da Secretaria de Bem-Estar Social. Com a abertura da sede própria, esses números poderão ser ampliados. A equipe também aumentou, incluindo um advogado para prestar orientação jurídica, além de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. 

“Com a inauguração da sede, teremos espaço para oferecer refeições às pessoas que dormem nas ruas e nossa expectativa é tirar muitas delas dessa situação de vulnerabilidade. Ofereceremos um local para tomarem banho, fazerem refeições, além da possibilidade de participarem dos programas de transferência de renda, já que o Creas será o endereço delas. Ao mesmo tempo, os assistidos poderão ingressar nas nossas oficinas, incluindo a de consertos de cadeiras de rodas e higiênicas, carteiras de salas de aulas, entre outros mobiliários de uso público”, explica a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos. 

À frente da equipe do Creas, a assistente social Giselly Leão explica qual a função do centro. “Trabalhamos na proteção do sujeito vulnerável, que são crianças, deficientes e idosos, que tiveram seus direitos violados no âmbito familiar. Também atuamos junto a pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência e a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Para esse último grupo, teremos oficinas nas quais abordaremos questões como cidadania e construção do projeto de vida”, informa Giselly. 

Para a abordagem do morador de rua, existe uma parceria com a Guarda Municipal que ajuda encaminhar essas pessoas ao atendimento. No Creas, os assistidos são direcionados para os serviços públicos de saúde e outros, orientados a tirar documentos, participar de programas de transferência de renda como Bolsa Família e Cartão do Bem. 

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atende a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Entre esses, vítimas de violências física, sexual, psicológica e negligência, além dos que são afastados do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção e quem enfrenta situação de rua, discriminação em decorrência da orientação sexual ou raça. 

Com esses serviços especializados, o Creas propicia a acolhida e escuta qualificada, visando o fortalecimento da função protetiva da família e a interrupção de padrões de relacionamento nos quais exista violação de direitos. Ao mesmo tempo, esse atendimento busca potencializar os recursos para a superação da situação vivenciada, reconstruir relacionamentos familiares ou criar novas referências, quando for o caso, e possibilitar o acesso a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social etc. 

Os assistidos pelo Creas são encaminhados pelo Ministério Público, Judiciário, Delegacia de Polícia, Disque 100 (que atende a denúncia de abuso e exploração contra crianças e adolescentes), Conselho Tutelar, Políticas Públicas Intersetoriais ou chegam por meio de denúncias feitas no Centro e ainda demanda espontânea. 

Na nova sede existem salas para equipe técnica, atendimento de plantão, reunião, setor administrativo, coordenação, oficina socioeducativa, abordagem especializada, além de cozinha, refeitório e banheiros para os usuários. O endereço é Rua Araguaia, 150, Balneário Remanso e o telefone para informações, 2771-6409.


Nenhum comentário:

Postar um comentário