terça-feira, 23 de julho de 2013

Oficinas de violão e percussão estimulam educação de crianças e adolescentes


Obras de grandes nomes da música brasileira são apresentadas durante aulas oferecidas pela Secretaria de Assistência Social

Poesias musicadas do romancista Casimiro de Abreu; composições de Luiz Gonzaga, Zeca Baleiro, Luiz Melodia, Alceu Valença, Gonzaguinha; ritmos como a MPB, baião, frevo, coco e forró são comuns durante as oficinas de violão e percussão oferecidas pela Secretaria de Assistência Social, por meio do projeto Recriar, ligado aos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de Professor Souza e de Casimiro de Abreu. 
Desde o ano passado, estudantes de 6 a 14 anos são estimulados ao desenvolvimento cultural, social, comportamental e escolar através da música. 
De acordo com Sônia Toledo, coordenadora do projeto Recriar, do CRAS de Professor Souza, os alunos percebem a capacidade que têm de se relacionar, de aprender e de se apresentar publicamente. “É notório que as oficinas contribuem para melhorias na vida desses estudantes, incluindo o seu desempenho escolar”, avaliou. 
Aulas teóricas e práticas de violão, triângulo, zabumba, ganzá e chocalho prendem a atenção dos participantes. 
De acordo com o professor, Fernando Otz, músico há 15 anos, alguns alunos costumam já no primeiro mês tocar alguma música. “Geralmente são aqueles que se dedicam após o horário das aulas”, informou, dizendo que às vezes alunos costumam procurá-lo em casa para tirar dúvidas. 
Morador de Professor Souza, Bruno da Silva, de 15 anos, conta que sua maior inspiração é o professor. “Quero ser músico gospel”, revela, dizendo que se dedica ao aprendizado diariamente depois que ganhou de presente do pai um violão. 
Colega de turma, Júlio Viana, de 14 anos, explica que seu primeiro contato com violão na oficina oferecida pela Secretaria de Assistência Social foi há um ano. “Achei difícil, mas como nunca faltei a uma aula, hoje consigo tocar algumas músicas”, conta o estudante que tem o sonho de se tornar músico profissional. 
A coordenadora dos projetos do CRAS de Professor Souza explica que ao ingressarem no projeto Recriar, as crianças e adolescentes passam por todas as oficinas oferecidas pela instituição: dança, teatro, artes, circo, violão e percussão. O objetivo é fazer um teste para identificar os que melhor se adaptam a cada uma das atividades. “Identificamos a aptidão dos participantes para direcioná-los à oficina que mais demonstram interesse e desenvoltura”, informou. 
Atualmente, 30 alunos participam das oficinas de violão e percussão em Casimiro de Abreu e Professor Souza. 
Interessados em mais informações devem procurar um dos pólos do CRAS do município. 

Publicado em 23/7/2013
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário