quarta-feira, 31 de julho de 2013

Torneio paulista com cães policiais destaca atuação de equipe de Casimiro de Abreu



    Guardas municipais que integram o Departamento de Operações com Cães da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu, participaram do Torneio Inter-Canis de Cães de Polícia, no último dia 30, em Guarulhos (SP). Eles conquistaram a terceira colocação na competição que reuniu 20 corporações inscritas. Com boa classificação e bom desempenho, a conquista motivou todos os participantes.
    De acordo com o secretário Luiz Fernando Shinkado, a equipe casimirense formada por oito guardas municipais se destacou por conta de excelentes habilidades e treinamento com cães. “No torneio do ano passado, ficamos em nono lugar, mas desta vez empatamos em primeiro lugar com outras duas equipes. No quesito de desempate, por termos o cão mais jovem, ficamos com a terceira posição” explicou.
    Além do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, também acompanharam a equipe durante o torneio paulista o comandante da Guarda Municipal, Fábio Ribeiro, o subcomandante Elton Araújo, e o comandante Marcus Accioli que dirige o Departamento de Operações com Cães. Apenas um cão por equipe pode participar da disputa. O rottweiller “Gladiador” do canil casimirense foi o exemplar escolhido para a apresentação.
    De acordo com Marcus Accioli, o torneio com cães policiais aborda principalmente o quesito “proteção”.  Uma série de intervenções táticas faz parte do regulamento da competição. “O principal destaque seria a imobilização em abordagem policial com a utilização de cães treinados. Por se assemelhar a situações reais, podemos verificar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor”, avaliou.
    O bom resultado do Departamento de Operações com Cães rendeu um convite para participação no Campeonato Brasileiro com Cães Policiais, que será realizado em outubro na cidade paulista de São Vicente. O serviço montado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil há dois anos conta atualmente com um plantel de nove cachorros das raças rottweiller, pastor alemão, pastor belga malinois e labrador.
    A questão de aparelhamento da Guarda Municipal e utilização de ações de segurança pública é uma constante preocupação do governo Antônio Marcos. A partir do dia 8 de agosto, a Prefeitura vai realizar uma série de atividades escolares batizada de “Cão Legal”. Os profissionais da segurança municipal visitarão escolas para palestras e atividades lúdicas, focando a prevenção e o combate às drogas. É um trabalho que complementa o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.       
    — É uma ação pioneira em Casimiro de Abreu. Vamos utilizar os cães treinados como instrumento de socialização e aprendizagem. Pretendemos incluir na rotina semanal dos guardas mais ações com os cães, inclusive com vistorias e patrulhamento nas unidades de ensino, para inibir porte ou tráfico de entorpecentes nesses locais — concluiu o secretário Shinkado.         

Publicado em 31/7/2013
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário