quarta-feira, 24 de julho de 2013

Trem descarrila e deixa ao menos 35 mortos em Santiago de Compostela, na Espanha

Pior acidente de trem em 40 anos no país acontece em linha de alta velocidade e deixa também mais de 50 feridos

O descarrilamento de um trem da companhia ferroviária Renfe às 20h41 locais (15h41 em Brasília) deixou ao menos 35 mortos nesta quarta-feira perto da estação de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, segundo o presidente da região autônoma de Galícia, Alberto Núñez Feijóo. De acordo com fontes dos serviços de emergência, o acidente deixou mais de 50 feridos.
Segundo o jornal espanhol El País, o acidente é o pior a acontecer na Espanha em 40 anos. O último mais grave aconteceu em Chinchilla (Albacete), em 2003, com uma colisão frontal que deixou 19 mortos.
Reuters
Funcionários de resgate retiram vítimas de trem acidentado perto de Santiago de Compostela, noroeste da Espanha
Há informações de que todos os 13 vagões do trem de alta velocidade que faz a ligação entre Madri e Ferrol saíram dos trilhos, sendo que quatro tombaram completamente. Ao menos um deles está totalmente destruído, com fumaça sendo lançada ao ar. Bombeiros trabalham no local para controlar o incêndio e equipes de resgate atuam para retirar pessoas presas de dentro dos vagões.
Dois passageiros do trem acidentado relatam ter sentido como se o trem virasse a curva. Depois apenas se recordam de que estavam no chão "rodeados de mortos". Testemunhas descrevem cenas horríveis e temem que o número de mortos aumente.
"Há muitos mortos aqui, meus Deus!", disse uma mulher identificada como Mari à Rádio Galega. Ela estendia roupas quando ouviu uma forte explosão e depois viu um "torpedo enorme de pó e ruído". "Comecei a correr", disse emocionada. Ela e os outros residentes do local perto do acidente ajudam as equipes nos trabalhos de resgate.
O trem, que levava 218 passageiros e mais a tripulação, descarrilou na curva mais fechada do trajeto entre Ourense e Santiago, capital da Galícia. Por causa do desastre, as autoridades galegas fizeram um apelo por doações de sangue pelas vítimas.
O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, escreveu uma mensagem no Twitter sobre o descarrilamento. "Quero expressar meu afeto e minha solidariedade com as vítimas desse terrível acidente de trem em Santiago", disse. Segundo o jornal espanhol ABC, Rajoy viajará para o local do acidente na manhã de quinta-feira (25).
Equipes de emergência atendem vítimas de descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, na Espanha. Foto: AP
1/10
No local, o fotógrafo Xabier Martinez disse à Associated Press ter visto dezenas do que pareciam ser pessoas mortas sendo retiradas dos destroços do trem por funcionários de emergência. A TV Nacional Espanhola mostrou o que pareciam ser vários corpos cobertos por lençóis ao longo dos trilhos perto dos vagões danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário