terça-feira, 23 de julho de 2013

Os melhores restaurantes de Nova York, segundo o chef Jefferson Rueda

Em sua primeira visita aos Estados Unidos, o premiado chef do restaurante Attimo, em São Paulo, visita mais de 30 endereços gourmet em nove dias

“Foi uma verdadeira viagem de gordo”, insiste em dizer Jefferson Rueda, chef do premiado restaurante paulistano Attimo , enquanto relata entusiasmadamente sua primeira visita à Nova York, em abril. A definição não vem à toa. Em apenas nove dias, o cozinheiro apontado como uma das estrelas da gastronomia brasileira esteve em mais de 30 endereços gourmet na Big Apple. De cafés erestaurantes estrelados a delicatessens, lojas de utensílios, empórios e feiras livres.
Os chefs Jefferson e Janaina Rueda em parada estratégica no Union Square Greenmarket, em Nova York. Foto: Camila Dias
1/20
“Deixei os museus e parques para próxima vez. O mais perto que cheguei de um deles foi no restaurante do MoMA”, diz ele, que foi com uma mala e voltou com quatro. Todas recheadas de livros eutensílios de cozinha . “Comprar pela internet não é a mesma coisa”. Feito a partir de dicas de clientes e amigos gourmand, o roteiro se tornou realidade com a ajuda da consultora gastronômica Camila Dias, que viajou com Jefferson e sua mulher, a chef Janaína Rueda, dona do Bar da Dona Onça, no centro de São Paulo. “Chegou uma hora que até parei de falar que ia viajar, se não ia ter que ficar lá para sempre”, brinca.
Babbo 
“O restaurante é a cara do chef Mario Batali. Uma verdadeira trattoria com ar bem desolado, onde se pode comer spaghetti al mare com vinho siciliano, enquanto se ouve Iron Maiden. Vale a pena ir mais pela experiência do que pela comida. Tomar um dry nartini no bar é sempre uma opção, mas não se esqueça de deixar uma boa gorjeta.” 
Endereço: 110 Waverly Place - Nova York, NY 10011

“Badaladinho, é um lugar para ir com os amigos e pedir pratos para dividir. O serviço é correto, mas sem emoção. A aposta são as terrines do chef Daniel Boulud.” 
Endereço: 1900 Broadway (na 64th Street) - Nova York, NY 10023

Camila Dias
Ovo curado, ralado diretamente sobre o prato no Bleu Hill at Stone Barns
Fora de Manhattan, o restaurante em uma fazenda orgânica, autossustentável, vale a viagem. “É uma experiência inesquecível, que vai muito além do restaurante do chef Dan Barber, que trabalha apenas com produtos locais e sazonais”, diz Jefferson Rueda. “Voltei pirado para trabalhar com legumes. Só cenouras eles plantam 10 tipos! Com o porco, eles fazem mais de 30 produtos.” Segundo o chef, nenhum prato chega à mesa sem um a história por trás e o serviço é um verdadeiro balé. “Dentro de toda a rusticidade da fazenda você tem um restaurante três estrelas. Aí você senta, come e chora de emoção”, diz Rueda, que na hora de ir embora ganhou até marmitinha com canja de galinha e pão caseiro para a mulher, que, indisposta, tinha ficado no hotel. 
Endereço: 630 Bedford Road, Pocantico Hills – Westchester, NY 10591

“É um dos restaurantes franceses mais clássicos de Nova York, por isso queria conhecer, mas segue o mesmo estilo do Bar Boulud. Correto, mas muito sem emoção.” 
Endereço: 60 East 65th Street - Nova York, NY 10065

“Foi meu melhor jantar em Nova York. Exatamente o oposto do que encontrei no Per Se. Comi um menu degustação enorme, e poderia ter repetido tudo sem cansar. O (chef) Daniel Humm faz alta gastronomia em cima da diversidade cool do cotidiano americano. Logo na entrada você recebe uns biscoitos semelhantes aos que você encontra pelas ruas, um moedor de carne vai parar na mesa para você finalizar seu tartar com cenouras trituradas na hora e, no auge do jantar, ele joga uma toalha xadrez na mesa e te entrega uma cesta de piquenique cheia de coisinhas pra você se divertir. É maravilhosos. Você sai dando pulos de felicidade.” 
Endereço: 11 Madison Avenue - Nova York, NY 10010 

“Esse lugar foi uma das recomendações do (publicitário) Washington Olivetto e tenho certeza de que era da máfia. Pequeno e lotado, lá só se fala italiano. Nem adianta insistir no inglês. Minha dica é esquecer o cardápio e fazer amizade com o garçom antes de pedir a comida. O que tiver de melhor, são eles que vão te indicar e certamente não estará listado no menu. Enquanto isso, se jogue no couvert delicioso. Parecia que estava na Itália.” 
Endereço: 86 West Third Street - Nova York, NY 10012 

“Outro clássico nova-iorquino, mas descontraído. Ideal para casais que gostem de peixes e frutos do mar.” 
Endereço: 155 West 51st Street – Nova York, NY 10019

Camila Dias
Prato de embutidos no restaurante Maialino
Os embutidos feitos na casa são destaque neste restaurante italiano tradicional, localizado dentro do Gramercy Park Hotel. “O Feijão branco com pele de borco estava delicioso.” 
Endereço: 2 Lexington Avenue (com 21 th Street) – Nova York, NY

“É o lugar perfeito para comer comida mediterrânea, com frutos do mar fresquíssimos, que chegam todos os dias de avião e ficam expostos no balcão pra você escolher. O lugar é pequeno e reúne um monte de intelectuais, mas o preço é ótimo. E o menu executivo pode incluir até lagosta.” 
Endereço: 125 West 55th Street - Nova York, NY 10019 

“A recomendação aqui é o hambúrguer de carne ‘dry-age’. Mas não é um prato para qualquer um. Essa carne envelhecida tem sabor forte devido ao leve estado de putrefação, que desenvolve o umami na carne. É delicioso, mas difícil de explicar. Se você não é de carne, nem se arrisque.” 
Endereço: 113 MacDougal St. (entre Bleecker e W. 3rd Street) – Nova York, NY 10012 

O noodle bar comandado pelo chef David Chang foi uma das paradas da trupe para “comer uma coisinha”, mas é bom não se arriscar a conseguir lugar nas mesas coletivas sem reserva. “Foi o cardápio mais difícil de entender, porque têm muitos peixes, vegetais e ervas que nunca ouvimos falar. Mas o resultado é bem interessante. É um restaurante muito particular, com cozinha chinesa americanizada, com serviço rápido e informal. Os ‘pork buns’ (pãozinho chinês com carne de porco bem temperada) estavam ótimos.” 
Endereço: 171 First avenue (entre 10th e 11th street) – Nova York, NY 10003

Dentro do hotel de mesmo nome, a modernidade deste bar-restaurante supervisionado pelo chef Daniel Humm contrasta com a fachada rústica e envelhecida. “Os drinks são a sensação do local, mas o frango grelhado com foie gras e purê de batata é incrível. Mas tem que pedir logo que chaga, porque leva um tempinho pra ficar pronto.” Aproveite ainda para provar o “milk and honey”, uma sobremesa feita com várias texturas desses ingredientes, que ficou famosa no restaurante Eleven, e agora só é servida no NoMad. 
Endereço: 78 Second Ave (entre a East 4th e a East 5th Street) – Nova York, NY 10003

Um dos restaurantes mais respeitados de Nova York, faz parte da lista de paradas obrigatórias na cidade. Mas, depois de provar o menu degustação do chef Thomas Keller, Jefferson Rueda diz que a casa não seria sua escolha se tivesse que apostar em apenas em um restaurante estrelado durante a viagem. “Achei muito formal. Chegou um ponto que não via a hora de ir embora”, diz ele que se lembra do final interminável com degustação de macarrons, caixa de bombons, sorvete, café, pirulitos. “Vale o que se paga, afinal, é um três estrelas Michelin, mas o serviço é cansativo.” Na lembrança ficou a ostra com caviar – “um clássico”. 
Endereço: The Time Warner Center, Ten Columbus Circle (com 60th Street), 4º andar – Nova York, NY

Camila Dias
Hambúrguer com ‘dry-age meat’, última moda na cidade, com maionese de cominho do The Breslin
“É uma das mais tradicionais e famosas ‘steak houses’ de Nova York, mas eu não recomendo. É pegadinha para turista.” 
Endereço: 178 Broadway - Brooklyn, NY 11211

“Esse restaurante estilo pub nova-iorquino, serve um dos brunches mais famosos da chef April Bloomfield. Mas é bom fazer reserva ou chegar bem cedo para não pegar fila. As opções são muitas, mas foque nos embutidos , no hambúrguer com ‘dry-age meat’, última moda na cidade, na maionese de cominho e nos iogurtes com granola caseiros.” 
Endereço: 16 West 29th Street (entre a Broadway e a 5th Avenue). Dentro do hotel Ace - Nova York, NY 10001

“É o restaurante moderninho de Nova York. Escurinho, com um balcão de ponta a ponta, cheio de gente jovem em bonita. A Janaína adorou. Pra come, pedimos uma salada de repolho dom salmão, um tartar de carne e uma couve-flor com creme branco, que veio servida praticamente inteira. Perfeito para quebrar o protocolo.” 
Endereço: 131 Sullivan Street (esquina com Prince street) – Nova York, NY 10012

Com entrada separada do Museu da Arte Moderna de Nova York, esse restaurante dá pra o jardim do MoMA e serve de ponto de encontro para happy hours. “Provamos o spetzel com atum e foie gras, o ovo pochê com trufa e uma sobremesa que era uma espécie de bolinho de chuva com compota de maçã, doce de leite, caramelo e sorvete. As meninas adoraram.” 
Endereço: 11 West 35 Street – Nova York, NY 10019 (dentro do MoMA)

“Primeiro restaurante da chef April Bloomfield, o Spotted Pig é pequenininho, mas tem uma qualidade enorme. Os embutidos, as conservas e os sanduíches são ótimos.” 
Endereço: 314W 11th street – Nova York, NY 10014


Nenhum comentário:

Postar um comentário