quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cabo Frio vai ganhar Centro Integrado de Reabilitação de Ortopedia e Neurologia


Nos próximos meses, a secretaria municipal de Saúde de Cabo Frio irá inaugurar o Centro Integrado de Reabilitação em Ortopedia e Neurologia (CIRON) seguindo a mesma proposta de integração multiprofissional utilizada na rede Sarah Kubitschek, um importante centro de apoio a pesquisas avançadas na área de reabilitação e intensificação dos programas de tratamento de pacientes, visando  reintegrá-los ao meio de origem. O CIRON irá funcionar no bairro Portinho, num prédio que teve a sua construção iniciada no final da administração passada, mas que não chegou a entrar em funcionamento.

- O prédio ocupa uma área de aproximadamente 1.300m², tem piscinas, espaço para instalação de equipamentos e consultórios, mas nunca chegou a ser utilizado, um desperdício, já que a idéia inicial era para que funcionasse apenas com a finalidade de reabilitação. Estávamos buscando uma função mais abrangente para aquela unidade, e após a visita a Rede Sarah, na semana passada, encontramos um caminho para prestar um serviço de qualidade para a população - disse o subsecretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Alberto Barrozo.

Acompanhado pelo secretário Municipal de Saúde, Dr. Demócrito Azevedo, o secretário Municipal de Administração em Saúde, Demerval Soares e pelo subsecretário de Patrimônio e Obras, Bernardo Buentes, Dr. Carlos Alberto Barrozo participou do XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu de 07 a 10 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com a indicação do deputado federal Dr. Paulo César, que tem apresentado diversas emendas em prol da saúde, a equipe da secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio foi recebida pela diretora de Recursos Humanos da Rede Sarah, Vera Lúcia Lawesch, que não só apresentou toda a estrutura da unidade hospitalar, como também explicou o seu funcionamento e se comprometeu a criar cursos de capacitação e treinamento para os profissionais da rede municipal de Saúde de Cabo Frio.

O Sarah Lago Norte, como é conhecido o Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, é hoje a principal ponte de intercâmbio de estudos e pesquisas com os grande centros de investigação nas áreas de ciência e saúde e tem aproximado cada vez mais os pesquisadores estrangeiros para trocas de experiências com os seus pesquisadores. Vários estudos e pesquisas estão em curso, com intercâmbios internacionais, ampliando as áreas de estudos do cérebro.

- Essa visita foi um grande avanço para a nossa saúde. Os cursos de capacitação e treinamento serão montados de acordo com as nossas necessidades, explicou Dr. Carlos Alberto Barrozo.


O CIRON será um centro integrado de reabilitação ortopédica e neurológica. Para desenvolver esse trabalho o centro vai contar com uma equipe multiprofissional que irá envolver médicos neurologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem, além de um modelo de gestão impecável, o que tornará possível oferecer a assistência adequada que a secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio pretende implantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário