domingo, 28 de julho de 2013

Prefeitura e Governo Federal viabilizam perspectivas de superação a pessoas que tiveram direitos violados



Parceria entre as duas esferas de Governo possibilitou criação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social 

Há um ano Casimiro de Abreu vem conseguindo resgatar os vínculos familiares de pessoas que tiveram seus direitos violados. Isso é possível pela implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, depois que a Prefeitura realizou mais uma parceria com o Governo Federal para atender a população. 
 Proposta na última Conferência Municipal de Assistência Social, a criação do CREAS possibilitou à Administração Municipal oferecer proteção social especializada a idosos, crianças, adolescentes, adultos e deficientes, vítimas de abandono, violência, exploração e abuso sexual, tráfico de pessoas, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos. Vítimas de discriminação por causa de sua orientação sexual e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas também são acolhidas pelo Centro de Referência.
O atendimento acontece depois que as vítimas são encaminhadas pelos Conselhos Municipais, pelo Ministério Público, pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, pelo Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos - Disque 100 e também por meio da busca espontânea ao CREAS. 
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado, Ludimilla Teófilo, a Secretaria de Assistência Social tem uma rede de relacionamento estabelecida com as demais Secretarias Municipais e com entidades que contribuem para que as situações de violação sejam superadas e os vínculos restabelecidos. 
A coordenadora informa que a equipe do CREAS, formada por um advogado, uma psicóloga, uma assistente social, uma orientadora social e uma auxiliar administrativo não atua com conduta investigatória, mas com direcionamento ao resgate dos vínculos familiares, acolhida, acompanhamento e monitoramento das famílias. Visitas domiciliares, inclusão das pessoas em projetos sociais e encaminhamento para tratamento de saúde fazem parte das estratégias para a reinserção dos indivíduos, nessa situação, na sociedade.
“É um trabalho complexo, de resultados positivos, mas a longo prazo”, avalia Ludimilla.  
RESULTADOS - De família extremamente humilde, Cíntia Jordão, de 25 anos, sofria violência doméstica. Há quase um ano conseguiu superar as dificuldades com toda a assistência que recebeu no Centro de Referência Especializado. Hoje, comemora ter conseguido retomar os estudos e também a conquista, esta semana, do primeiro emprego com carteira assinada. “Só tenho elogios ao trabalho da equipe do CREAS. É muito gratificante toda atenção que recebo. Consegui atendimento de saúde e psicológico. Além disso, fui incentivada a voltar para a escola e fazer cursos para eu ter mais chances de conseguir um bom emprego”, declarou Cíntia, que recentemente participou do curso de secretária, promovido por meio do projeto Aprenda Mais, recém-lançado pela Secretaria de Trabalho e Renda.   
“Implantar o CREAS em Casimiro de Abreu era uma necessidade que percebemos tão logo assumimos a gestão da Assistência Social. Nosso município não para de crescer e é por isso que precisamos garantir políticas públicas que acompanhem todo esse desenvolvimento. Ficamos muito satisfeitos em começar a enxergar os resultados de nossos esforços para ajudar a oferecer à população o acesso aos seus direitos”, declarou a secretária de Assistência Social, Rosana Lélia. 
Mesmo depois dos objetivos alcançados de resgate dos vínculos familiares e reinserção na sociedade, as pessoas continuam sendo acompanhadas pela equipe técnica do CREAS, sempre sob sigilo de suas identidades. 
O CREAS fica no prédio da Secretaria de Assistência Social de Casimiro de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário