Dicas práticas para você aplicar no dia a dia e deixar seus cabelos sedosos e macios
Cabelo comprido é sinônimo de cuidado redobrado. Quanto mais longo é o fio, mais tempo de vida ele tem e, portanto, mais desgastes sofreu. Além dessedesgaste natural dos fios, por ter uma superfície maior do que a dos curtinhos, ele espelha sem disfarces os maus tratos decorrentes dos processos químicos, do estica-e-puxa da dupla secador e chapinha e da ação do tempo (vento, sol, mar). Confira nossas dicas para manter os fios compridos sempre sedosos e macios.
A maneira certa de escovar e desembaraçar
Aquela história de que 100 escovadelas por dia deixam o cabelo brilhante é mito. Escova é sinônimo de atrito, que fragiliza os fios. O atrito excessivo do pente ou da escova abre as cutículas dos fios. Resultado: frizz, falta de brilho e pontas duplas. Reserve a escova apenas para a hora de desembaraçar e pentear. E não tenha pressa. Desembaraçar o cabelo com pressa e de qualquer jeito também provoca danos.
Incorpore ao arsenal de beleza uma boa escova de cerdas naturais ou sintéticas (desde que sejam flexíveis). O melhor modelo é o de tipo raquete que tem uma base bem larga, geralmente quadrada. Os pentes de madeira com dentes largos também são bons aliados nessa empreitada. “Prefira desembaraçar o cabelo ainda no banho ou depois de aplicar um leave-in, pois os fios estão mais flexíveis e oferecem menos resistência”, recomenda o cabeleireiro Bressan (faltou nome ou sobrenome, não?), dono de um salão homônimo em Florianópolis (SC).
Nada de esfregar na hora do shampoo
A cabeleireira Viviane Siqueira, do salão carioca Pierre Louis Coiffeur, chama a atenção para o movimento que deve ser feito na hora de passar o xampu: “Dê mais atenção ao couro cabeludo, evitando esfregar o comprimento e as pontas”, explica. Juntar todo o cabelo no topo da cabeça embaraça e favorece a quebra dos fios. Melhor evitar!
Hidratação é a palavra de ordem
O ressecamento é um dos principais vilões do cabelo longo já que o sebo produzido no couro cabeludo e que devolve a oleosidade natural ao fio, além de proteger a fibra capilar, não chega até as pontas. “Ele atinge apenas três ou quatro centímetros do fio a partir da raiz”, explica Bressan. Por isso, o expert sugere substituir o condicionador por uma máscara toda vez que você lavar as madeixas. “Esse tipo de produto ajuda a repor a água e os nutrientes que os fios ressecados precisam.” Se o seu cabelo é oleoso, fique esperta para não piorar o quadro: aplique a máscara do meio do comprimento para baixo, espere o tempo de pausa indicado pelo fabricante e enxágue muito bem para que os fios não fiquem pesados e sem movimento. Fórmulas com queratina e colágeno são uma boa pedida. Outra dica é investir em hidratações mais potentes feitas no salão a cada dois meses.
Leave-in: seu melhor amigo na hora de pentear
Também conhecido como creme para pentear ou sem enxágue, esse tipo de produto é fundamental para quem tem cabelos compridos, pois cuida dos fios ao longo do dia e também protege do calor do secador e da chapinha. “O leave-in possui ingredientes que penetram na fibra capilar e ajudam a equilibrar os níveis de nutrientes dos fios”, afirma a cabeleireira Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza, em São Paulo. O ideal é aplicar o produto logo depois do banho, com o cabelo ainda molhado, antes de pentear. Coloque uma pequena quantidade na palma das mãos – o equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 0,50 – e passe no comprimento, até no máximo dois centímetros de distância da raiz para não deixá-la oleosa.
Reparador de pontas: seu segundo melhor amigo
Sua fórmula à base de gel ou silicone age nos pontos com danos mais severos, reconstruindo as pontas duplas. Dessa maneira, seu cabelo fica macio, sem frizz e com aparência de ‘recém-cortado’.
Prenda os cabelos com delicadeza
Na hora de prender os fios, nada de recorrer a elásticos de borracha – como aqueles usados em escritórios -, presilhas de metal, lápis ou caneta. Eles podem quebrar o cabelo e, em pouco tempo, prejudicar todo o cuidado que você tem com as madeixas longas. Prefira usar elásticos mais largos e forrados com tecido, assim como piranhas de plástico. Além disso, em vez de fazer aquele rabo-de-cavalo apertadíssimo, deixe-o mais soltinho para não “estrangular” os fios.
Invista em um bom corte
Conquistar madeixas longas não deve ser sinônimo de esquecer de vez a tesoura. “Além de manter o corte em dia, tirar uns dois dedos de comprimento a cada três meses é bom para dar força e fazer o cabelo crescer de forma saudável”, alerta Viviane. No dia a dia, invista em produtos modernos capazes de reduzir eventuais pontas duplas, deixando as madeixas sem frizz, com aparência uniforme e reluzente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário