segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dez perguntas essenciais que continuam quase sem resposta

É impossível respondê-las definitivamente. Mas há perguntas tão fundamentais que geram diversas teses sobre elas

Ainda que não haja conclusões definitivas, a autoestima, nossa relação com dinheiro, amor, relacionamentos e trabalho levantam polêmicas e teses. Veja como especialistas tentam responder a dez questões fundamentais sobre a vida e histórias de pessoas que encontraram suas próprias respostas.
Suely deixou de mentir a idade e assumiu os cabelos brancos. E a vaidade continuou a mesma
"Por que o envelhecimento apavora as mulheres?"
A idade não afeta só a aparência feminina: as ideias, os hormônios, a autoestima, tudo muda. Muitas lutam contra o que veem no espelho, outras celebram as mudanças. Fato é que a ideia de envelhecer necessariamente causa reflexão para as mulheres.
Não é só falta de educação financeira que explica o comportamento da protagonista de "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"
"Por que gastamos mais dinheiro do que temos?"
Não é racional: gastar mais do que tem parece absurdo, mas é extremamente fácil. Veja histórias de pessoas que se descontrolaram e acumularam dívidas sem necessidade e o que fazer se você tem esse hábito.
A chef confeiteira Fernanda Blandino sofre muito com seus erros
"Por que é tão difícil assumir nossos erros?"
Vergonha, timidez, perfeccionismo. São muitos os motivos, mas se errar é humano, não deveria ser táo complicado admitir que, vez ou outra, metemos os pés pelas mãos. Veja dicas de especialistas para ser mais flexível e usar os erros como uma oportunidade de melhorar e aprender.
Marília
"O que é se sentir bem com o corpo?"
O que é um corpo perfeito? Dá para ser feliz com o corpo que se tem? Por que estamos sempre infelizes com detalhes no corpo, na pele, no cabelo? A PhD em sociologia da educação e campeã de levantamento de peso Marília Coutinho discute essas questões no livro “Estética e saúde – a linha tênue entre beleza e saúde” (editora Phorte).
Samantha Abreu é linda e bem sucedida, mas enfrenta cobranças por um namorado
"É vergonha ser solteira?Não importa se uma mulher é bonita, bem sucedida, tem amigos e se sente feliz. Parece que a vida toda vai por água abaixo se ela está sem namorado, pelo menos se julgarmos pelas cobranças ao redor. Mas será que é verdade?
Um grupo de mulheres se conheceu e criou laços de amizade na escola dos filhos
"Como fazer amigos na idade adulta"
Depois de casar e ter filhos, é comum se perguntar onde foram parar os amigos. A vida muda, e nem sempre a pessoa se dá conta a tempo de manter as antigas amizades ao seu redor. Como fazer novos amigos? Especialistas dão dicas para sair da torre de mármore involuntária e encontrar novas amizades.
 Ana Carolina fica sem graça cada vez que recebe elogios
"Por que é tão difícil aceitar elogios?"
Na teoria, ser elogiado só pode ser bom. Mas é comum que o elogiado fique sem graça, recuse o elogio ou simplesmente não saiba o que fazer. "O elogio significa que você é percebido e reconhecido, isso é muito íntimo", diz a psicóloga Marisa de Abreu.
Andrea aceitou abrir mão de sua própria vontade durante anos, por achar que isso é o que uma "boazinha" deveria fazer
"Por que aceitamos a escravidão dos rótulos?"
Ser a gordinha, a boazinha, a chata. Você é desse jeito mesmo ou se acomodou no rótulo porque dá menos trabalho? Ninguém é definido por um único aspecto da personalidade. Veja o que os especialistas dizem para quem quer se livrar defintivamente de estigmas e e sair da zona de conforto.
Andrea foi surpreendida por uma demissão. "Fiquei chateada alguns dias, mas depois sabia que tinha que me levantar e correr atrás de novas oportunidades”
"Como não se deixar abater após uma demissão"
É possível sair ilesa de uma demissão? Dificilmente. Sempre fica um retrogosto amargo na boca. Veja histórias de pessoas que superaram a demissão e a transformaram numa oportunidade e dicas de especialistas para sacudir a poeira e recomeçar da melhor forma possível.
 A designer Renata Winkler descobriu que podia ser feliz depois de ter enfrentado um câncer e um divórcio ao mesmo tempo
"Dá para escolher ser feliz?"
Felicidade tem receita? Dizem os especialistas que sim. Segundo a psicóloga americana radicada no Brasil Susan Andrews, felicidade é a "combinação entre o grau e frequência de emoções positivas; o nível médio de satisfação que a pessoa obtém durante um longo período; e a ausência de sentimentos negativos, tais como a tristeza e raiva”. Veja histórias de pessoas que se consideram felizes e como chegar mais perto da felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário