quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Elefante consegue repetir palavras em coreano


Koshik consegue imitar palavras como "senta", não", "deita" e "bom". Pesquisadores afirmam que animal precisou criar técnica para imitar tom e timbre da voz humana

Current Biology, Stoeger et al
Pesquisadores estudaram capacidade de Koshik de repetir palavras em coreano
Um elefante do zoológico da Coreia do Sul é capaz de imitar a fala humana, repetindo palavras em coreano. Koshik vocaliza, usando a tromba e a boca, palavras como “oi”, “senta”, “não”, “deita” e “bom”. Pesquisadores ainda não sabem o porquê disso, mas acreditam que a habilidade esteja relacionada com o fato de ele ter vivido sozinho, sem a presença de outros elefantes, no zoológico Everland, na Coreia do Sul.
“Ele viveu sozinho por muitos anos e acreditamos que pelo fato de elefantes serem animais altamente sociais, ele aparentemente encontrou uma maneira de ter alguma forma de vida social”, disse ao iG Daniel Mietchen, do Samsung Everland Zoo e um dos autores do estudo publicado nesta quinta-feira (1º) no periódico científico Current Biology. A equipe com pesquisadores da Áustria, Alemanha, EUA e Coreia do Sul descobriram Koshik a partir de vídeos publicados no Youtube em 2006 e então decidiram estudar o caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário