quarta-feira, 21 de maio de 2014

Casimiro de Abreu realiza 1ª comemoração dos profissionais de Enfermagem


O evento promoveu a integração dos profissionais de enfermagem das Unidades da Estratégia de Saúde da Família e Hospital Municipal

O dia 20 de maio foi marcado por comemorações pelo Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem em todo o Brasil e em Casimiro de Abreu não poderia ser diferente. Durante todo o dia, palestras e diversas atividades educativas direcionadas à área da saúde aconteceram no Sítio Agrícola para os profissionais das unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família e do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes.  O Enfermeiro, que tem no dia 12 de maio a data comemorativa de sua profissão, também foi lembrado. 
A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Saúde, Edson Mangefesti, que assumiu a pasta há vinte dias. Ele ressaltou a importância da humanização da Saúde e disse que é importante pensar na maneira como o profissional de saúde é tratado, já que isto influencia no atendimento ao paciente.“Para nós, o ser humano está em primeiro lugar. E este é o nosso compromisso. Não vão faltar esforços para realizar melhorias na área da saúde. E os profissionais de Saúde podem contar com a Secretaria Municipal de Saúde para isto”, disse o Secretário. 
A palestra sobre Suporte Básico de Vida chamou a atenção da auxiliar de enfermagem Maria José Vieira, que há trinta e dois anos trabalha no Hospital Municipal. O palestrante, professor e enfermeiro Paulo Afonso, abordou as situações de risco que todos os profissionais estão sujeitos a enfrentar e usou bonecos de treinamento para falar sobre as técnicas de primeiros socorros, como massagem cardíaca e respiração cardiopulmonar. Para Maria, conhecimento nunca é demais. “Às vezes pode acontecer do médico e do enfermeiro estarem ocupados e o auxiliar de enfermagem estar sozinho na hora em que chega uma emergência. Sabendo o quê fazer, na hora certa, é crucial para salvar uma vida. Por isto, acho ótima esta ação”, afirmou a profissional. 
A iniciativa de integrar os profissionais de enfermagem das Unidades da Estratégia de Saúde da Família e do Hospital é do IGH – Instituto de Gestão e Humanização e da Secretaria Municipal de Saúde e contou também com o apoio da coordenadora de enfermagem Marcela Tatagiba. “Este é um momento em que a gente pode se conhecer melhor, se integrar com os outros profissionais de saúde de Casimiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário