domingo, 18 de maio de 2014

Como fortalecer os cabelos

Todo mundo sonha com cabelos sedosos, brilhantes e saudáveis. Mas a realidade é que, mesmo sem querer, a gente submete os fios a uma série de agressões diárias.
Continue lendo logo abaixo ou navegue pela galeria e veja os 10 conselhos essenciais para fortalecer e deixar os fios perfeitos para sempre.
solte-esses-cabelosmassageie-o-couro-cabeludo-e-trate-os-fios-com-carinhoalm-de-hidratar-abuse-dos-produtos-sem-enxguefaa-detox-capilar-periodicamenteno-esquenteproteja-se-para-proteger-seus-cabeloscuide-da-sua-sadealimente-se-para-fortalecer-os-cabeloshidrate-sesem-estresse

Não esquente!

Secador, chapinha e babyliss somente com protetor térmico!
Manter o cabelo forte e saudável não é das tarefas mais fáceis. Sol, vento e frio, por exemplo, são agressões inevitáveis. Aquelas luzes que você resolveu fazer para valorizar o corte, a tonalidade nova para tingir os fios e a progressiva para deixar o cabelo liso como o das personagens da novela também são grandes inimigos dos cabelos sedosos. Isso para não falar de todas aquelas vezes que você prende o cabelo molhado e sai para o trabalho ou usa chapinha vários dias seguidos para dar uma alisadinha só na franja. Resultado? Fios quebradiços e sem vida e, em casos mais graves, queda de cabelos.
Como saber se seu cabelo está enfraquecido?
“Em princípio, um cabelo forte é virgem e sem química”, ensina João Pires, do salão de beleza One Beauty, de São Paulo. Mas a gente sabe que cabelos que nunca foram coloridos e que nunca passaram por nenhum processo químico, como alisamentos e permanentes, são raros. Por isso, o cabeleireiro faz uma adaptação no conceito. “Cabelos fortes”, ele complementa, “são aqueles cujos fios são brilhantes, hidratados, elásticos, com bom caimento e boa estrutura”.

Ou seja, ao perceber que o seu anda quebradiço, sem brilho, ressecado ou muito oleoso e cheio de frizz, saiba que ele está precisando de cuidados especiais.
Primeiro passo: não se desespere! Obter o cabelo dos seus sonhos é uma tarefa que exige dedicação, mas não é difícil. É importante cuidar dos fios com produtos específicos para cada tipo de cabelo e ficar atenta para evitar aqueles hábitos comuns que danificam os fios, como manter o cabelo muito tempo preso, abusar de secadores e chapinhas, esfregar muito na hora de lavar, escovar cabelos molhados e descuidar da hidratação.
Você pode até achar que o vento do secador nem é tão quente assim, mas ele agride muito a cutícula, fina película que envolve os fios, deixando-os sem sua proteção natural. Lavar os cabelos é outra coisa que a gente faz errado sem nem se dar conta. Encher a cabeça de shampoo e esfregar com força, por exemplo, longe de limpar vai é quebrar os fios. O certo é massagear vigorosamente, mas com movimentos delicados, o couro cabeludo, sempre com as pontas dos dedos, para estimular a circulação e aprofundar a limpeza. Outro hábito que detona os fios (às vezes com sérias consequências) é fazer os cabelos passarem por procedimentos químicos com intervalos de tempo muito curtos entre eles. A fibra capilar precisa de uma pausa para “respirar”, o acúmulo de substâncias químicas só a enfraquece.
Valorizar ao máximo seu cabelo natural é sempre uma boa ideia. De xampus e condicionadores a hidratantes e cremes de tratamento, passando por termoprotetores, sprays, óleos e pomadas para pentear, existe hoje uma infinidade de produtos disponíveis para resolver muitos daqueles probleminhas chatos, como excesso de frizz ou cachos que não duram. Vale a pena experimentar.
As consequências dos cabelos enfraquecidos, no entanto, vão além da questão estética. A fragilidade acaba comprometendo e atrasando o crescimento dos fios e, no limite, provoca a queda do cabelo. Assim como no organismo, a saúde dos cabelos está diretamente ligada aos hábitos e a uma rotina de cuidados.
Por isso, além da rotina de cuidados, é fundamental manter hábitos saudáveis, que incluem alimentação rica em vitaminas A, presente na cenoura, no mamão e na manga, e as do complexo B, que podem ser encontradas em alimentos ricos em proteína, como carnes, ovos e leite. Crucial, segundo os especialistas é beber muita água. E visitas regulares ao médico porque a fraqueza dos cabelos muitas vezes pode estar associada a deficiências hormonais que só um profissional pode diagnosticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário