quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fórum de Casimiro de Abreu participou da 1ª Conferência Macrorregional em Saúde do Trabalhar da Baixada Litorânea e Metro II



Membros do Fórum Permanente da Agenda 21 de Casimiro de Abreu, juntamente com representantes do Conselho Municipal de Saúde do Município, do Estado e de Silva Jardim participaram da 1ª Conferência Macrorregional em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Baixada Litorânea e Metro II – RJ, realizada no município de Cabo Frio no dia 9 de maio.

Estiveram presentes na Conferência a Sra. Irene Alves de Mello, Sr. David Muniz e o Sr. Gerson Vieira Lima, representantes do Fórum da Agenda 21 Local; Sr. Gilberto Santos Aguiar, Sra. Cátia Marins, Sra. Letícia Proença, representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Sra. Simone Dutra, da Secretaria de Secretaria de Meio Ambiente; Sr. Rodrigo Alvim, da Secretaria Estadual de Agricultura, e Sr. Anselmo Nazario, da Secretaria de Meio Ambiente de Silva Jardim.

Enfermidades

Durante a Conferência, foram discutidos vários temas relacionados à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Em uma das Palestras o Sr. Roque Veiga, Consultor Técnico da Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (COSAT) do Ministério da Saúde, apresentou alguns números relacionados às doenças que mais afetaram o trabalhador em 2013:
- Câncer - 184 mil novos casos
- Doenças Vasculares - 530 mil casos
- Doenças Infecciosas - 109 mil casos

Ele também exemplificou algumas situações que os trabalhadores sofrem no trabalho que no decorrer do tempo causarão algum tipo de doença: assédio moral, falta de uma boa alimentação, ausência do respeito ao trabalhador por parte de alguns empregadores, falta de uma boa instalação física para o exercício de algumas profissões e a falta de entendimento quanto à obesidade.
Com relação ao custo da saúde (Auxílio Doença e Aposentadoria), citou que os transtornos mentais ocupam 11%, doenças do aparelho circulatório, 9%; causas externas (acidente de trânsito e no trabalho), 25%. Citou a falta de prevenção em Saúde do Trabalhador e falta de notificação de acidentes de trabalho por parte dos empregadores, que muita das vezes aproveitam da pouca formação dos trabalhadores, bem como o pouco investimento por parte do Governo Federal em Saúde Pública. Os governos Estaduais e municipais estão investindo mais: 12% e 15%, respectivamente.

Produtos químicos

Outra grande preocupação é o uso indiscriminado de Produtos Químicos (agrotóxicos) por produtores rurais da Região sem o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Em alguns casos, pelo custo do investimento, o empregador não fornece o equipamento, e em outros, o próprio agricultor não usa por questão pessoal, o que ao longo do tempo causará graves doenças. Já há evidências de vários casos de câncer em nossa Região e alguns óbitos, o que cria uma insegurança aos agricultores. De acordo com o palestrante Roque Veiga, do PIB Nacional, 22% corresponde ao Agronegócio, o que equivale a R$ 7,8 bilhões por ano na venda de agrotóxicos.
O Sr. Jorge Curso,coordenador da Divisão de Saúde do Trabalhador (DSTRAB) da Secretaria Estadual de Saúde, enfatizou em sua palestra a importância dos Conselhos Municipais de Saúde, onde os mesmos poderiam discutir sobre a Saúde do Trabalhador e cobrando das autoridades competentes as ações necessárias.
Citou algumas falhas na Política de Saúde do Trabalhador: dificuldade do SUS no desenvolvimento das ações de saúde do Trabalhador; falta de sensibilização e vontade dos gestores em implementar ações que visem a melhora das condições de trabalho; despreparo de alguns profissionais para fazerem o diagnóstico ou estabelecer o nexo causal de uma enfermidade com o trabalho realizado; a indefinição ou duplicidade de atribuições, o que gera desorganização nos municípios.

Capacitação e Agenda 21

Outra questão muito importante é a necessidade de capacitação da Sociedade Civil Organizada, para que a mesma possa cobrar de forma qualificada a melhoria da Política Pública da Saúde do Trabalhador.
De acordo com o Sr. Gerson Vieira Lima,coordenador do Fórum Permanente da Agenda 21 de Casimiro de Abreu, no município foi criado um Grupo de Trabalho com membros de várias Secretarias Municipais e Controle Agropecuário do Estado, onde estão discutindo o uso de Agrotóxicos da Região. A intenção e informar aos Proprietários os malefícios do uso dos produtos químicos, bem como mapear a área que está sendo impactada e o produto utilizado. Esse Grupo de Trabalho pretende criar um Fórum Regional para discutir o problema de forma mais ampla.
A Sra. Irene Alves de Mello, a Sra. Cátia Marins, o Sr. Gilberto Santos Aguiar e o Sr. Gerson Lima representarão o município de Casimiro de Abreu na Etapa Estadual da Conferência, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Rio de Janeiro.A Etapa Nacional será realizada em Brasília.
*Coordenador do Fórum de Casimiro de Abreu
- See more at: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/saude-do-trabalhador-e-tema-de-conferencia#sthash.QgHwkRMk.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário