quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto da Prefeitura de Casimiro de Abreu forma grupo de contadores de história nas escolas


Visitas dos representantes da secretaria municipal de Educação já foram realizadas em três unidades de ensino
 
Em breve as escolas da Rede Municipal de Ensino de Casimiro de Abreu vão contar com grupos de contadores de história. A iniciativa começou a ser realizada neste ano pela Secretaria Municipal de Educação e já chegou a três unidades educacionais. Esta semana, o encontro foi com os alunos do CIEP Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João.  
 
De acordo com o promotor de leituras, Adilson Araújo, o principal objetivo é preservar a identidade dos estudantes por meio da oralidade. "Sabemos que nem tudo está nos livros, é preciso escutar as pessoas. Todo este trabalho vai ainda aproximar as crianças dos livros". Ele relembrou que a literatura nem sempre está nos livros. "Ela aparece também nas mídias digitais e no próprio diálogo", completou.
 
Os diferentes grupos formados com alunos do sexto ao novo ano do Ensino Fundamental vão receber nomes específicos. Além do CIEP em Barra de São João, foram visitadas a Escola Municipal Christiane e a Escola Municipalizada Vila Verde.
 
Segundo a secretária municipal de educação, Sônia Coelho, a ação é uma forma dos estudantes não só conhecerem a realidade onde vivem, mas, também, de perceberem um sentimento de valorização, que refletirá na autoestima de cada um. "É inda uma forma de aprimorarmos cada vez mais a arte da palavra".
 
A culminância deste projeto vai acontecer em agosto, durante o Simpósio Municipal de Contadores de História. Participam das visitas às escolas, além do promotor de leitura Adilson Araújo, as integrantes Garça Morenah e Meri Machado.
 
INTERESSE DOS ALUNOS - Uma das voluntárias que vai integrar a ação é a jovem Anna Carolina. Ela está na sétima série do Ensino Fundamental e se interessou devido ao gosto pela leitura.  "Da minha sala estão participando somente 11 estudantes. Fazendo parte desse grupo quero ler cada vez mais".
 
Já o estudante Gabriel Alves disse que nunca gostou muito de ler, mas esta será uma chance para que esse estímulo cresça. " Meus amigos me incentivaram bastante a estar aqui".  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário