sexta-feira, 9 de maio de 2014

Produtores rurais de Casimiro de Abreu comemoram inauguração do Mercado Municipal


Espaço será mais um ponto para comercialização direta da produção local e promoverá o fortalecimento da vocação agrícola do município

            A partir de agora os produtores rurais de Casimiro de Abreu passam a contar com um espaço a mais para a comercialização de seus produtos: o Mercado Municipal Hélio de Jesus Machado. A unidade foi inaugurada pelo prefeito Antônio Marcos na última quinta-feira, dia 8, em uma grande festa que reuniu mais de 300 agricultores do município, que comemoraram a nova conquista.
            “Poder fazer essa venda direta será muito bom. Além de vender mais, poderemos receber à vista, o que não acontece quando os atravessadores levam nosso produto”, avaliou o produtor rural de Campos Elízeos, Ailton Schueler, que se disse entusiasmado com a nova oportunidade e já faz planos de como serão as vendas.
            Para o prefeito Antônio Marcos, o Mercado Municipal é uma grande vitória para os agricultores locais. “Eu me lembro de que quando entramos, em 2009, os agricultores estavam desacreditados do poder público. Não tinham nenhum tipo de apoio. Desse momento em diante começamos a fazer um grande trabalho com eles, desde a oferta da estrutura para o plantio até a comercialização da produção”, recordou o prefeito.
            Na ocasião, Antônio Marcos também aproveitou para lembrar os agricultores sobre a importância do envolvimento de todos para o sucesso do espaço. “Este é um local estratégico feito com muito carinho para vocês e que, com certeza, irá melhorar o lucro de todos os produtores com a saída dos atravessadores. Mas é muito importante que todos se empenhem para que o mercado funcione sempre com qualidade”, pontuou.
            BENEFÍCIOS - O espaço, segundo o vice-prefeito Zedequias da Costa, além representar um incremento no lucro dos produtores locais, que poderão fazer a venda direta ao consumidor, também será um ganho para a rede gastronômica de Casimiro de Abreu e região, que terá a oportunidade de comprar produtos de qualidade e com bons preços. “Muitos municípios próximos do nosso não precisarão mais recorrer ao Ceasa para comprar, o que será uma grande economia para eles”, destacou o vice-prefeito.  O mesmo observou o produtor do Ribeirão, Aroldo Egger.
            “Hoje uma caixa de aipim no Ceasa de São Gonçalo custa em média R$ 25, na venda direta nós poderemos vender por até R$ 20. Isso será bom para os compradores que vão economizar dinheiro, gasolina e terão um produto mais fresco”. 
            Mas o Mercado Municipal não irá beneficiar apenas os agricultores. Os pescadores de Barra de São João também comemoram o espaço reservado a eles. “Esse é um presente dessa administração. Agora mais pessoas poderão ter acesso ao nosso pescado”, declarou a presidente da Colônia de Pescadores Livres de Casimiro de Abreu – COPA LIVRE, Nadia Maria Really.
            PREFEITO EMPREENDEDOR - O secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina, lembrou que todas essas conquistas dos profissionais do campo foram muito planejadas e elaboradas pela administração municipal. “Assim como Antônio Marcos, tenho minhas origens no campo, sei como é difícil manter sozinho essa atividade. Mas hoje a realidade de Casimiro é diferente com todos os incentivos e ações realizadas pela prefeitura”, comentou.
            Investimentos estes que levaram o prefeito de Casimiro de Abreu a vencer  a última edição do  Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município se destacou com o projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável”, e venceu na temática ‘Pequenos Negócios no Campo’ e está entre os três melhores projetos do Estado do Rio de janeiro, sendo o único município a ser homenageado com dois troféus. “Esse prêmio coroa todo o nosso trabalho, todo o empenho que tivemos ao longo desses anos para oferecer estrutura e condições dignas ao profissional do campo”, disse o prefeito.
            SERVIÇOS - O Mercado Municipal estará aberto todos os dias, das 8 às 17 horas. O espaço abriga 10 boxes que comercializarão os mais variados produtos dos agricultores locais, além de peixaria, açougue, floricultura e lanchonete para a venda de comidas típicas da região. Conta ainda com dois boxes para venda do artesanato local e de produtos orgânicos. No centro do Mercado, um espaço cultural servirá para apresentação de shows artísticos e degustação gastronômica nos fins de semana.
Uma novidade para os visitantes é que o mercado terá uma sala de Agroturismo Ecológico. “Nessa sala manteremos uma central de informações turísticas com profissionais de turismo, meio ambiente e agricultura, que também darão apoio à Associação de Agroturismo do município”, adiantou o secretário de Turismo e Evento, Orcar Pires Junior.
            PRESENÇAS – Além dos agricultores locais, a inauguração contou ainda com as presenças dos familiares do homenageado, sua esposa Amélia Machado e os filhos Leila Machado e Cleber Machado. O deputado federal Filipe Pereira (PSC-RJ), a vice-prefeita de Paty de Alferes, Lenice Vianna, o presidente da Câmara Municipal Alessandro Macabu Araújo (Pezão), os vereadores Ademilson Amaral da Silva (Bitó), Odino Miranda, João Medeiros, Lázaro Mangifeste, Adair Abreu de Souza (Kinha) e Luis Robinson da Silva Júnior (Juninho Piquira), o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres, entre outras autoridades, também prestigiaram o evento. 

Publicado em 9/5/2014
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário