quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fórum Local diagnosticou espaço para melhor desenvolvimento de projetos ambientais



Mais oportunidades para o desenvolvimento de projetos ambientais e a precariedade dos serviços de segurança, iluminação e internet foram os principais apontamentos da última reunião de avaliação do PLDS do Fórum de Casimiro de Abreu. No encontro, realizado no dia 19/8, na Associação Comercial, Industrial e Turística de Casimiro de Abreu (ACINCA), os membros do Fórum Local compuseram um retrato sobre a atual situação do município. A revisão, que começou em Julho, é um importante exercício do grupo para dar continuidade ao trabalho que desenvolvem desde 2011, quando a Agenda 21 Local foi lançada.

Dentre os pontos identificados na última reunião que obtiveram avanços está a questão da Reserva Extrativista da Foz do Rio São João (Resex), citada pelo grupo como algo positivo. A Resex foi classificada pelos membros como projeto já iniciado, mas que carece de maior mobilização no resto do município. O objetivo da reserva é a preservação da biodiversidade local e da pesca artesanal. A Guarda Ambiental foi outro equipamento público elogiado. Recentemente ampliada, agora o efetivo também é capacitado a combater incêndios ambientais.

Projeto Agenda Água nas Escolas

Atuante no município e com grande potencial de crescimento está o Projeto Agenda Água nas Escolas. De acordo com os membros do Fórum, em Casimiro de Abreu o projeto tem cumprido o dever de levar aos alunos, informações sobre a importância da preservação de recursos hídricos.
Foi apontado que os bairros de Mataruna e Rio Dourado são os que concentram os melhores resultados do programa, o que poderia ser ampliado para demais regiões. Criado pelo Governo do Estado em 2008, o projeto tem com o objetivo fortalecer a Política de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro. O projeto incentiva estudantes e profissionais de educação a participarem de expedições ambientais de monitoramento e recuperação dos corpos hídricos.

Melhorias

A internet foi um dos itens de maior polêmica entre os que tiveram presentes na ACINCA. Muitos reconheceram avanços, mas com a ressalva de que o serviço ainda é muito precário. Em alguns lugares, os moradores ainda possuem apenas a conexão discada.
Na construção, os novos empreendimentos imobiliários enfrentam problemas. A prefeitura municipal tem alguns loteamentos embargados por falta de estrutura adequada. Impactando diretamente na segurança dos habitantes, a iluminação pública é outro fator negativo. A necessidade de criação de uma subestação para Casimiro já foi identificada, mas até agora não saiu do papel.

Falta de informação

Para Gerson Vieira Lima, coordenador do Fórum Local e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), ainda falta conhecimento sobre o que acontece na cidade e pro atividade para ajudar a melhorar a qualidade de vida no município. “Muita gente não sabe que o CODEMA funciona no município,e às vezes não sabe nem o que significa. As pessoas usam a internet para coisas irrelevantes e poderiam usar melhor o tempo se informando no site da prefeitura e ajudando a melhorar o município”, explicou.
- See more at: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/revisao-do-plds-aponta-situacao-atual-do-municipio#sthash.xbXunDlH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário