quinta-feira, 22 de maio de 2014

Quem É Pobre Para Deus?


Quem é pobre para Deus?Existe um texto de Isaías que me deixa muito impactado, leia com atenção: “O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros” (Is 60:1, NVI).
Gostaria de chamar sua atenção para um grupo de pessoas apresentado nesse verso:  os pobres. A pergunta que faço é a seguinte: para Deus quem são os pobres de hoje?
Quando falamos sobre pobreza associamos comumente a uma pessoa com pouca capacidade financeira, mal trapilha, faminta… Entretanto, existem dois textos que apresentam o conceito divino sobre o tema:
“Vocês poderão exigir pagamento do estrangeiro, mas terão que cancelar qualquer dívida de seus irmãos israelitas. Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente” (Deuteronômio 15:3-4).
“Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu” (Apocalipse 3:17).
Os textos acima nos oferecem duas perspectivas:
1. Material (primeiro texto) – pobre é a pessoa que deve ao próximo. Sobre esse conceito, Paulo também afirmou: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei” (Romanos 13:8).
2. Espiritual (segundo texto) – pobre é aquele que acha que é rico. Jesus explicou esse conceito de outra forma: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36).
O apelo de Isaías é forte e nos propõem uma reação. Na verdade, ele revela um chamado que, apesar de ser a vocação do Messias, nos remete também à nossa responsabilidade de levarmos o evangelho (as boas notícias) aos pobres, ou seja, a quem acha que é rico e àqueles que estão endividados.
Percebo, pela Palavra inspirada, que temos uma grande dívida para com o mundo e para com Deus, com respeito à pregação da “boa notícia”. Sendo assim, nos encontramos principalmente como pobres, profundamente necessitados de perdão, libertação, cura e salvação. Então, como pregar?
Para tornar essa missão possível, existe uma unção especial do Espírito Santo disponível para quem desejar. Deus está convidando “pobres” a viver essa experiência de “enriquecimento” espiritual por meio de Sua unção. Seu objetivo é usar-nos para arrancar da miséria espiritual outras pessoas. Afinal, somente um ex pobre sabe como um pobre se sente.
Enfim, a unção está disponível e o chamado urge, qual será nossa resposta de amor?  O sonho de Deus é que vivamos todos, uma vida rica do poder divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário