quinta-feira, 15 de maio de 2014

Casimiro de Abreu renova programa estadual de recursos para a Saúde

e
O vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa, esteve na última segunda-feira, 12, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, em uma cerimônia com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, para renovação dos termos de compromisso com a Saúde.
Na ocasião foram renovados o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI) e o Programa Sala de Estabilização. Ambos garantem recursos do Governo do Estado para a Saúde de Casimiro de Abreu.
De acordo com a servidora do Fundo Municipal de Saúde, Regina Célia Pereira, que acompanhou o vice-prefeito na reunião, essa parceria de investimentos foi firmada em 2009 e vem sendo renovada a cada ano. Segundo ela, desde que o programa foi instalado, mais de um milhão de reais já foram investidos na saúde local. “Com esse recurso o município adquiriu novos equipamentos, camas de qualidade, roupas de camas e outros itens de necessidade”, explicou.
Com o Programa, o Estado também passa a intervir na relação entre os prestadores de serviços do SUS e o município, estabelecendo um conjunto de metas e indicadores a serem atingidos para o recebimento de parte do recurso proposto. Além disso, o PAHI prevê incentivo financeiro também para atender ações voltadas para a atenção básica à Saúde, a qualidade do cuidado materno infantil e a melhoria dos indicadores de tuberculose, hipertensão e diabetes.
"Para receber o investimento, cada município tem que cumprir metas preestabelecidas pela Secretaria de Saúde do Estado, que avalia a qualidade dos serviços prestados e o ambiente das unidades. Este ano, o objetivo das metas é aumentar a segurança do paciente", esclareceu o Secretário Municipal de Saúde Edson Mangefesti.
Para Zedequias da Costa essa renovação vai somar e gerar ainda mais melhorias. “Esses recursos nos favorecem bastante. O atendimento no Hospital Municipal tende a ficar melhor a cada dia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário