terça-feira, 6 de maio de 2014

Prefeito Antônio Marcos anuncia reajuste salarial para servidores efetivos de Casimiro de Abreu

Medida passa a valer a partir desse mês e faz parte de proposta de valorização do funcionalismo

A partir de maio os servidores efetivos da Prefeitura de Casimiro de Abreu receberão reajuste salarial de 5,91%. A notícia foi dada pelo prefeito licenciado, Antônio Marcos, durante um café da manhã com um grupo de representantes das secretarias municipais. Considerando mais este percentual, o funcionalismo do município tem seu salário corrigido em mais de 84% acima da inflação, no período de janeiro de 2009 a março de 2014.

"Nossa administração preza pelo respeito aos direitos do  servidor público, por isso, desde 2009  estamos desenvolvendo uma séria de ações de valorização desses profissionais que são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do nosso município", frisou o prefeito licenciado.

Durante a reunião com os servidores, Antônio Marcos também informou que a Administração Municipal inseriu na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano um artigo dispondo sobre a revisão geral anual do salário do funcionalismo público, que acontecerá sempre no mês de janeiro. Com a medida adotada, o servidor concursado de Casimiro de Abreu terá duas reposições de perdas salariais em menos de 12 meses - uma em maio de 2014 e outra, anual, a partir de  janeiro de 2015.

Para o servidor Marcos Guerra a garantia do reajuste anual foi uma grande conquista para a categoria. “A fixação de uma data para a reposição anual das perdas salariais, e ainda com a possibilidade de um aumento real acima disso, para os servidores municipais, é muito melhor que receber um grande aumento e depois ficar 10 ou 15 anos sem nenhum reajuste como já aconteceu antes”, avaliou Marcos.

GRATIFICAÇÃO PARA GUARDAS MUNICIPAIS - Também foi aprovado, nesta quarta-feira, dia 30, pela Câmara Municipal de Vereadores, o benefício de 30% de adicional de periculosidade sobre o salário base dos guardas municipais.

O reajuste de 5,91% no salário base e sobre as gratificações do quadro efetivo geral corresponde à inflação do último ano, de acordo com os índices do IPCA. O benefício está sendo destinado a servidores ativos, além dos inativos e pensionistas que ainda não foram contemplados com o reajuste concedido em janeiro deste ano pelo INSS.  "Nossa meta era fazer valer o direito dos trabalhadores", explicou o secretário Municipal de Planejamento e Processamento de Dados, Célio Ricardo Pereira.

Segundo o secretário, a reposição salarial propiciará o incremento da economia local em cerca de R$ 2 milhões  neste ano. "A maioria dos servidores é formada por pessoas que moram no município, compram aqui e movimentam a nossa economia. Esse percentual irá contribuir para melhorias da economia local", observou.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR - Essas não são as primeiras medidas adotadas pela atual gestão municipal para garantir a valorização do funcionário público. Entre os anos de 2010 e 2012  foi concedido reajuste salarial de 50%, compensando perdas salariais passadas. 

Nos últimos cinco anos, a Administração Municipal também concedeu abonos salariais aos servidores, o que representou mais de R$ 5 milhões na economia local. “Sem dúvida esse é um dinheiro importante que entra para completar a nossa renda; é um extra para comprarmos presentes para os filhos ou resolvermos alguma necessidade em casa. Acho que é o reconhecimento ao nosso trabalho”, comentou a auxiliar de serviços gerais, Maria de Fátima Frez.

As gratificações também foram valorizadas. Diretores de escolas receberam cerca de 140% de reajuste sobre o valor do cargo que ocupam; Professores Orientadores, 25% pela Regência de Turma e Supervisores de Ensino 20%. Aos profissionais da Educação com especialização na área foram garantidos 10% de aumento sobre do salário base. Com o reajuste anual, os professores do município passam a ganhar cerca de 8% acima do piso salarial do País.

 "Também estamos realizando um estudo para a implantação de um novo Plano de Cargos e Salários do servidor, o que viabiliza novas possibilidades de valorização", lembrou o secretário de Planejamento.

 
Publicado em 1/5/2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário