quinta-feira, 26 de junho de 2014

Coreia do Sul pega já classificada Bélgica sonhando com milagre e vaga

Com um ponto e saldo de dois gols negativos, sul-coreanos precisam golear líderes do grupo H e torcer contra a Argélia diante da Rússia para irem às oitavas de final da Copa do Mundo

Getty Images
Coreia do Sul precisa golear e torcer contra a Argélia para avançar na Copa do Mundo
Um milagre. É disso que a Coreia do Sulprecisa para conseguir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2014. Nesta quinta-feira, a seleção asiática joga toda sua sorte contra a já classificada e líder do grupo H Bélgica. E, apesar de o técnico Hong Myung-Bo dizer que não é religioso, uma ajudinha dos céus não seria má ideia. A partida será realizada na Arena Corinthians, em São Paulo, a partir das 17h (de Brasília).
Derrotada por 4 a 2 pela Argélia na rodada passada, a Coreia do Sul ficou em situação delicada. Com apenas um ponto, conquistado no empate por 1 a 1 com a Rússia, o time precisa torcer contra os argelinos e ainda descontar diferença considerável no saldo de gols.
“Eu não tenho uma religião, então não peço ajuda divina. Apenas olho para meus jogadores e digo para que eles acreditem em si próprios. Sabemos que o povo sul-coreano quer isso, deseja isso. Vamos fazer o que pudermos. Não sei se você pode chamar isso de milagre, mas teremos que aguardar pelo resultado”, afirmou Myung-Bo.
Só que medindo forças com a Coreia do Sul estará a Bélgica. Apesar de duas vitórias nas partidas iniciais da Copa, a badalada geração belga ainda está devendo, pelo menos para quem achou que a seleção de Marc Wilmots poderia encantar o público.
“Nosso objetivo não é jogar bonito. Temos que ser efetivos. Somos taticamente muito disciplinados e precisamos ser pacientes”, disse Wilmots.
De volta à Copa desde 2002, a Bélgica precisa ainda de um empate para confirmar sua liderança no grupo H. E é neste mesmo ano, quando milagres aconteceram e os sul-coreanos terminaram o Mundial no quarto lugar, que eles se apegam para acreditar.
Escalações
Clive Rose/Getty Images
Zagueiro belga Thomas Vermaelen tem problema na coxa esquerda e não enfrenta a Coreia do Sul
A Bélgica não poderá contar com sua dupla de defesa titular. Thomas Vermaelen está com uma lesão no tendão da coxa esquerda, sofrida na vitória do último domingo sobre a Rússia, e precisará de uma semana para se recuperar. Já Vincent Kompany, que também é o capitão da equipe, voltou a sentir dores na virilha e deverá retornar somente nas oitavas de final.
Além dos zagueiros, também não vão a campo o lateral-direito Toby Alderweireld e o volante Alex Witsel, pendurados com um cartão amarelo. Assim, o treinador Marc Wilmots irá utilizar um time misto nesta quinta-feira.
Já Hong Myung-Bo não deu nenhuma dica sobre a escalação que deverá colocar em campo. Mas, diante da situação vivida pelos sul-coreanos, a tendência é que o técnico utilize força máxima.
Retrospecto
Phil Cole/Getty Images
Bélgica e Coreia do Sul empataram em 1 a 1 em jogo da fase de grupos da Copa de 1998
Bélgica e Rússia já se encontraram duas vezes em Copas do Mundo, ambas na fase de grupos. Em 1990, na Itália, os belgas venceram por 2 a 0. Já em 1998, na França, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Houve ainda um terceiro duelo entre os países em uma partida amistosa. Em casa, os sul-coreanos foram derrotados por 2 a 1 em 1999.
Matemática do grupo
A Bélgica, com seis pontos, já está classificada e precisa apenas de um empate para assegurar a primeira colocação do grupo H sem depender resultado do duelo entre Argélia e Rússia, que têm três e um ponto, respectivamente. A Coreia do Sul, também com um, deve vencer e ainda torcer para que os russos batam os argelinos ou que esta partida empate. Além disso, deverá descontar grande desvantagem no saldo de gols (-2 da Coreia, contra -1 da Rússia e 1 da Argélia).
FICHA TÉCNICA – COREIA DO SUL x BÉLGICA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 26 de junho de 2014 (quinta-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália)
Auxiliares: Matthew Cream e Hakan Anaz (ambos da Austrália)

COREIA DO SUL: Jung Sung-Ryong; Lee Chung-Yong, Hong Jeong-Ho, Kim Young-Gwon e Park Joo-Ho; Han Kook-Young, Ki Sung-Yueng, Lee Chung-Yong e Son Heung-Min; Park Chu-Young e Kim Shin-Wook (Koo Ja-Cheol)
Técnico: Hong Myung-Bo

BÉLGICA: Courtois; Ciman; Vertonghen, Van Buyten e Lombaerts; Dembele, Witsen (Fellaini), De Bruyne, Hazard e Mertens; Lukaku (Origi)
Técnico: Marc Wilmots

Nenhum comentário:

Postar um comentário