terça-feira, 17 de junho de 2014

O QUE O DESIGN TEM A VER COM SUSTENTABILIDA


O Design é fundamental na produção dos bens de consumo, porque, além de sua função utilitária, prioriza o bem-estar e o senso estético. E em tempos de sustentabilidade, o design atual está aí para  repensarmos em como produzir, sem esgotar o planeta.  É essencial repensar  os valores sociais baseados no consumismo e o estilo de vida das sociedades.
O design busca, então,  maneiras criativas para projetar produtos e serviços, com o objetivo de poupar os recursos naturais e repensar a utilização dos materiais, através dos tão falados 3 Rs, (Reduzir, Reusar, Reciclar). O designer antenado com o nosso tempo pesquisa novos materiais,  tenta reduzir o peso ou tamanho, busca a multifuncionalidade dos equipamentos  e se preocupa com o descarte.
Esta semana eu tive o prazer de conferir a exposição “In Vazão”, criada por sete talentosos designers, que introduzem os conceitos da sustentabilidade em lindos utensílios de cozinha. A apurada curadoria é de  Waldick Jatobá,  fera do design e idealizador da feira Made.
Um show de criatividade e reinvenção, que nos brinda com um novo olhar e uma nova função.
Fruteira feita com baquetas de bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário