terça-feira, 17 de junho de 2014

Patchwork: sugestões para decorar a casa

ptach-capa
Tem muita coisa que a gente vê por aí nem imagina de onde veio ou vê e acha que é uma modinha que saiu por aí e as pessoas aderiram, mas sou adepta de ter e usar coisas que contenham história, então nunca sossego até encontrar o que procuro a respeito. E a situação foi a mesma quando me deparei com o patchwork e fui atrás de informações e dicas para vocês!
Cômoda patchwork, em mdf | Branca Masson Ateliê
Só para começo de conversa existem registros históricos de que o homem começou a trabalhar com essa técnica quando aprendeu a tecer e nessa época, o patchwork era feito para criar acolchoados. Como exemplo disso, existe uma versão contando que esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a atual Alemanha e por fim, chegou à Inglaterra. No século VIII, época do rei Henrique XVI, os melhores presentes eram aqueles que usavam o patchwork.
O tempo passou e após a Segunda Guerra Mundial, a revolução pela liberação feminina, com destaque para a década de 1960, desvalorizou um pouco a tradição do patchwork. A coisa só mudou de figura em 1979, quando a empresa Olfa lançou um sistema com placas base e régua que revolucionou e agilizou o  mundo do patchwork.
Abajur patchwork | Branca Masson Ateliê
Se você já gosta dessa técnica, experimente utilizá-la na decoração da sua casa. Para cada ambiente é possível adaptar a técnica e utilizar das mais variadas formas, já que é possível encontrar móveis e outros objetos com design interessante e com a alegria e personalidade que só o patchwork consegue trazer. “Ele oferece vida e contraste na decoração. São objetos que apostam na delicadeza no design, aos passo que mostram toda a energia da união de tons”, explicam os profissionais da área.
E se engana quem acha que o patchwork é apenas a união de retalhos que você não usa mais. Como a sua própria tradução já diz, o patchwork é o “trabalho com retalhos”. Aqui as cores são sempre os elementos que mais chamam a atenção em peças  desse tipo e o conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. “ Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork”.

Poltrona de patchwork para sala, sob encomenda | Bem Dito Canto

Banqueta, tamanho g, patchwork tulipa | Ateliê Conceição Spinola
Um jeito muito legal de aplicar essa técnica na decoração da sua casa é apostar nos móveis. Comece com um estofado pequeno, como uma poltrona e depois passe para outras opções! Você vai ser como sua casa vai ficar maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário