quarta-feira, 25 de junho de 2014

Oitavas, Quartas e Sábados!


“O ensino das crianças deve ser dirigido num princípio diferente do que governa o ensino de animais irracionais. Os animais devem apenas ser acostumados a se submeter a seu dono, mas a criança deve ser ensinada a se dominar. A vontade precisa ser ensinada a obedecer aos ditames da razão e da consciência. Pode a criança ser tão disciplinada que, como o animal, não tenha vontade própria, perdendo-se a sua individualidade na do mestre. Tal ensino é insensato e desastrosos os seus efeitos. As crianças educadas assim serão deficientes na firmeza e decisão. Não são ensinadas a agir por princípio; a faculdade do raciocínio não é fortalecida pelo exercício. Tanto quanto possível, deve cada criança ser ensinada a ter confiança em si mesma. Pondo em exercício as várias faculdades, aprenderá onde é mais forte e em que é deficiente. O instrutor sábio dará especial atenção ao desenvolvimento dos traços mais fracos, para que a criança possa formar um caráter bem equilibrado e harmonioso”. [Orientação da criança. Pg 39]
Pronto! Mais uma vez nossa atitude de guardar o sábado será colocada em cheque. Principalmente pra nós adventistas brasileiros, que tem no seu DNA o gosto pelo futebol.  As próximas duas partidas (oitavas e quartas de final, se o Brasil avançar) acontecerão em horário do sábado. Isso deve ser a deixa pra todo tipo de comentário, a maioria deles chamando a atenção pra este momento fundamental pra mostrarmos quem é o nosso Senhor!
Fico a vontade pra falar disso, pois como alguns sabem, gosto muito de futebol!  Sei o que significa perder esses jogos! Por isso, gostaria de dizer como eu acho que deveríamos nos comportar, como cristãos adultos (Heb 5:14).
A esta altura você já deve ter condições de, seguindo sua própria consciência, de acordo com seu entendimento Bíblico, saber se você vai assistir ou não.  Gostaria que você parasse pra analisar os motivos de sua decisão. Você fará o que fará por quê? A decisão está sendo baseada em quê? Deixa eu ser mais claro. Muitos religiosos são movidos pela convicção dos outros.  É o que eu chamo de cristianismo de segunda mão.  Estão pensando primeiro no que os outros vão pensar. Estes, sem perceber são movidos por medo de disciplina eclesiástica. Seguem aquilo que todos fazem, sem questionar seus próprios motivos. São “crianças espirituais” esperando que seus “pais” lhes tragam leite. Nunca se tornam adultos, não estão e não querem se preparar para o alimento sólido. Afinal, é bem mais fácil deixar que outros decidam, pois se algo sai errado, tenho a quem culpar. Nesse ambiente proliferam os líderes ditadores, que são alimentados pela própria fraqueza dos membros, que pedem alguém que decida por eles. Por isso, acho esta uma grande oportunidade pra você verificar o que te move a fazer o que está fazendo.
Crianças quando são confrontadas, tendem a apontar o erro dos outros, dizendo: “Foi ele que começou”! O problema sempre está nos outros. O que eu espero realmente é que você, como cristão adulto que é, não caia na tentação de, em vez de olhar pra seus próprios motivos, ficar olhando para o que os outros estão fazendo.  Como você já deve saber:  o plano de Satanás não é tanto que você assista o jogo, mas que você se considere melhor do que aqueles que fazem isso. Para estes, os próximos jogos definirão de forma clara se alguém merece ou não o céu. Afinal, para eles a cruz de Cristo, não terá poder sobre aqueles que cometerem o terrível erro de fazer o que eles mesmos estavam morrendo de vontade de fazer, mas não fizeram apenas pra poder estufar o peito e dizer que não o fazem.
Portanto,  cristãos adultos de todos os lugares, a decisão é sua! Só não se esqueça de amar aqueles que decidirem de forma diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário