Além de garantir o primeiro posto do grupo E, vitória pode render a melhor campanha da primeira fase à França. Em segundo no grupo, equatorianos confiam na classificação
Embalada por duas boas vitórias na Copa do Mundo de 2014, a seleção francesa enfrenta oEquador nesta quarta-feira a partir das 17h (de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo é válido pela última rodada do grupo E.
A França lidera o grupo e, caso derrote o Equador, além de garantir o primeiro posto, pode terminar a primeira fase da Copa do Mundo com a melhor campanha entre as 32 seleções participantes. Uma derrota para os sul-americanos, no entanto, pode até significar a eliminação dos franceses.
Depois da goleada sobre a Suíça, Didier Deschamps, técnico da França, preferiu conter a empolgação. "Realmente, fazer cinco gols é uma bela noite para nós. Ter seis pontos também é uma alegria. Haverá um terceiro jogo que vai decidir quem fica em primeiro", disse, referindo-se à rodada derradeira do grupo.
O Equador perdeu na estreia de virada para a Suíça, mas venceu Honduras da mesma maneira na segunda partida e segue com esperanças de uma vaga nas oitavas. "A França já marcou oito gols em dois jogos. Por isso, precisamos fazer um jogo inteligente, de aplicação." Para o treinador Reinaldo Rueda, o caminho da vitória é fazer um jogo ordenado, ter controle de bola e eficácia no ataque.
Escalações
Titulares nas duas partidas da França no Mundial, os defensores Sakho e Varane enfrentaram problemas nos últimos dias. Sakho deixou o jogo contra a Suíça após sentir dores. Foi constatada uma distensão muscular leve na coxa esquerda do jogador e Didier Deschamps deve poupá-lo da partida. Em seu lugar deve entrar Koscielny, que o substituiu no confronto contra a Suíça.
Varane não participou do treino de domingo por conta de uma gastroenterite, mas o atleta do Real Madrid está aparentemente recuperado. Titular contra a Suíça, Sissoko deve seguir no meio-campo, no lugar de Pogba. No ataque, Deschamps deve manter Giroud como parceiro de Benzema, o artilheiro da equipe.
Sem jogadores suspensos ou lesionados, Reinaldo Rueda deve escalar os onze equatorianos que iniciaram a partida contra Honduras na última sexta-feira.
Matemática do Grupo
A França lidera com seis pontos e seis gols de saldo. Caso perca nesta quarta, deve ainda assim conquistar uma vaga nas oitavas. Um empate, no entanto, é suficiente para dar o primeiro lugar do grupo aos franceses. O Equador tem três pontos, assim como a Suíça, mas possui um saldo de gols superior.
Se Honduras vencer a Suíça, mesmo derrotado pela França, o Equador poderia avançar. Honduras não tem nenhum ponto, mas ainda sonha com a classificação. Para isso, teria de vencer bem a Suíça e torcer por uma derrota do Equador para a França. Se Equador, Suíça e Honduras terminarem com a mesma pontuação, saldo de gols, gols pró e confronto direto, são, nesta ordem, os critérios de desempate.
Retrospecto
Equador e França se enfrentaram apenas uma vez na história: foi em uma partida amistosa que acabou com vitória dos franceses por 2 x 0, em 2008.
FICHA TÉCNICA – EQUADOR X FRANÇA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Noumandiez Doue (Costa do Marfim)
Assistentes: Songuifolo Yeo (Costa do Marfim) e Jean Claude Birumushahu (Burundi)
EQUADOR: Domínguez, Paredes, Erazo, Guagua e Ayoví; Minda, Antonio Valencia, Noboa e Montero; Caicedo e Enner Valencia. Técnico: Reinaldo Rueda
FRANÇA: Lloris, Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Cabaye, Sissoko, Matuidi e Valbuena; Benzema e Giroud. Técnico: Didier Deschamps
Nenhum comentário:
Postar um comentário