segunda-feira, 30 de junho de 2014

Luiz Gustavo suspenso e sem reserva direto escancara buraco na lista de Felipão

Técnico preferiu não ter opção imediata para quando seu primeiro volante estiver fora. E terá de improvisar nas quartas

Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Luiz Gustavo recebeu o segundo amarelo contra o Chile e não enfrenta a Colômbia
Quando convocou os 23 jogadores de sua confiança para a Copa do Mundo, no início de maio, Luiz Felipe Scolari preferiu não ter nenhum primeiro volante no banco de reservas da seleção brasileira. Luiz Gustavo, o titular, não teria sombras. E essa opção do técnico vai obrigá-lo a improvisar na partida contra a Colômbia, sexta-feira, pelas quartas de final em Fortaleza. 
Luiz Gustavo está suspenso para a partida no Castelão. As opções passam a ser Paulinho, que voltaria ao time com Fernandinho fazendo o papel de Luiz Gustavo, ou a entrada de um zagueiro, Dante no caso, com David Luiz sendo avançado. O último já jogou assim no Chelsea.
Outra alternativa é a entrada de Henrique, que foi volante sob comando de Felipão no Palmeiras em 2012. A tendência é que Paulinho seja o escolhido, principalmente para dar mais criatividade ao meio-campo, muito travado contra o Chile.
"Estou preparado para jogar na função que o professor achar necessária. Nessa hora temos de fazer o máximo para ajudar", disse Paulinho, que não jogou contra o Chile depois de atuações ruins na primeira fase. A preocupação com James Rodríguez, craque colombiano e artilheiro da Copa, podem convencer Felipão a escalar um marcador leve para não desgrudar do jogador chave do adversário.
Escalar um zagueiro na função de Luiz Gustavo já era sondado por Felipão desde o início do seu trabalho em 2013, mas o técnico sempre deixou claro que não faria tal mudança de forma apressada, sem uma reflexão e treinos suficientes antes
Julio Cesar defende cobrança de pênalti nas oitavas de final diante do Chile. Foto: AP
1/15
"Para definir isso (zagueiro como volante) temos que ter um tempo de treinamento e fechar uma série de detalhes sobre o posicionamento. A princípio, posso dizer que é uma alternativa para o decorrer dos jogos, e não para começa-los", disse o técnico, obrigado um ano e meio depois a improvisar. Serão quatro dias de treinos apenas para se aperfeiçoar essa alternativa. 
Henrique foi convocado, em tese, para ser essa opção para Luiz Gustavo. Mas ele não vinha jogando nessa função no Napoli, tampouco nos treinos da seleção, que tem o meio campo do time reserva formado por Hernanes, Ramires, Paulinho e Willian. Nenhum dos volantes tem características de "cão de guarda", como é Luiz Gustavo. 
"Estou disposto a ajudar onde for e no que for, seja na mudança de posição ou até fora de campo. Meu objetivo é sempre contribuir", disse David Luiz na sua primeira convocação com Felipão, em fevereiro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário