quinta-feira, 26 de junho de 2014

Na despedida de Curitiba, Argélia e Rússia duelam por lugar inédito nas oitavas

Seleções nunca se classificaram para a próxima fase da Copa do Mundo e quem vencer avanla. Africanos jogam também pelo empate, desde que Coreia do Sul não goleie Bélgica

Getty Images
Argélia está muito perto de fazer história e ir pela primeira vez às oitavas de final da Copa
Argélia Rússia sonham em fazer história. Só que a história poderá ser feita por apenas um dos dois países. Na partida de despedida de Curitiba desta Copa do Mundo, as seleções se enfrentam em busca da classificação inédita para as oitavas de final. O jogo será realizado na Arena da Baixada a partir das 17h (de Brasília).
Em três participações anteriores no Mundial, a Argélia nunca passou da primeira fase. Para motivar seus atletas, o polêmico técnico Vahid Halilhodzic se lembrou da campanha de 1982, quando os argelinos venceram dois jogos, mas foram eliminados pelo saldo de gols em uma combinação de resultados entre Alemanha Oriental e Áustria.
“Esse é um momento que pode ser histórico. No início da Copa do Mundo minha equipe não tinha nada a perder, mas agora temos. Os jogadores não devem procurar desculpas. Temos que estar qualificados contra a Rússia. É o momento para entrarmos na história e precisamos ser exemplares”, disse Halilhodzic.
“A famosa geração de 1982, que conseguiu uma excelente vitória, infelizmente não seguiu adiante. Mas, nesse momento, essa jovem equipe está fazendo uma excepcional jornada”, prosseguiu o treinador.
Para a Rússia, a história significa se reerguer após o fim da União Soviética. Antes uma potência do futebol mundial, o país está em sua terceira Copa depois do desmantelamento soviético e nunca passou da fase de grupos desde então.
“Acho que o fato de chegarmos aqui é uma coisa positiva. Depois de 12 anos estamos de volta”, falou Fabio Capello, treinador da Rússia, sede da próxima edição do torneio.
Escalações
Reprodução/Internet
Fabio Capello deve manter mesma equipe dos outros dois jogos na Rússia, apesar de resultados
Se o time da estreia, que perdeu de virada para a Bélgica por 2 a 1, não agradou o técnico Halilhodzic, o mesmo não pode ser dito da equipe que venceu a Coreia do Sul por 4 a 2 na segunda rodada. Desta forma, o treinador já indicou que deverá manter a mesma base diante dos russos. Entretanto, embora sem revelar a escalação, ele deixou no ar que algumas mudanças serão feitas por questões físicas.
Pelo lado da Rússia, a expectativa é que Capello mantenha os mesmos atletas que empataram com a Coreia em 1 a 1 e perderam para a Bélgica por 1 a 0.
Retrospecto
Argélia e Rússia nunca se enfrentaram em Copas do Mundo. O único duelo entre as duas seleções foi em um amistoso realizado em solo argelino em 1964. Na época, os russos ainda eram a União Soviética. O resultado do jogo foi 2 a 2.
Matemática do grupo
A Argélia, com três pontos, precisa de uma vitória simples para avançar às oitavas de final. Se empatar, torcerá contra uma goleada da Coreia do Sul sobre a Bélgica. Se perder, estará fora. Já a Rússia tem um ponto, mas está somente a um triunfo da próxima fase, desde que os belgas não percam para os sul-coreanos.
FICHA TÉCNICA – ARGÉLIA x RÚSSIA
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 26 de junho de 2014 (quinta-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Auxiliares: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)

ARGÉLIA: M’bolhi; Mandi, Bouguerra, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Feghouli, Brahimi e Djabou; Slimani
Técnico: Vahid Halilhodzic

RÚSSIA: Akinfeev; Eschenko, Berezutskiy, Ignashevich e Kombarov; Gushakov, Fayzulin, Samedov, Kanunnikov e Shatov; Kokorin
Técnico: Fabio Capello

Nenhum comentário:

Postar um comentário