sábado, 21 de junho de 2014

Maracanã apresenta pelo menos 12 falhas de segurança na Copa do Mundo

Entre as falhas apontadas no estádio estão a baixa quantidade de agentes privados e funcionamento dos detectores de metal

Pelo menos 12 falhas na segurança do Maracanã foram identificadas e apresentadas à Fifa, segundo fonte próxima à organização da Copa do Mundo, após duas invasões no estádio do Rio de Janeiro durante o torneio.
Entre as falhas apontadas estão a baixa quantidade de agentes privados (stewards), falhas nos detectores de metal e desqualificação de alguns seguranças privados.
Getty Images
Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014
"A segurança privada foca muito no jogo e nas arquibancadas. Ali está ok, mas no perímetro está falho", disse à agência Reuters uma fonte próxima ao assunto. "Tem mais PMs do que stewards. Isso é um sinal da fragilidade. O PM está armado e tem poder para prender; o privado não", completou, sob condição de anonimato.
O plano de segurança nas arenas da Copa do Mundo dá a agentes privados a responsabilidade pela operação nos portões e dentro dos estádios, mas a segurança pública pode ser acionada em caso de necessidade.
Na quarta-feira, ao menos 200 torcedores chilenos conseguiram furar a segurança antes da partida do país com a Espanha e invadiram o centro de mídia do estádio carioca, destruindo algumas instalações do local e aumentando a preocupação com a segurança da arena.
Getty Images
Torcedores do Chile invadiram o setor de imprensa do estádio do Maracanã antes do jogo contra a Espanha
No domingo, torcedores argentinos conseguiram pular o muro do estádio antes do jogo da seleção com a Bósnia. Outra falha identificada, de acordo com a fonte, está nas grades temporárias que cercam o Maracanã. Além de serem consideradas inadequadas pela fragilidade, as emendas são fechadas com lacres de plástico, o que facilita invasões.
Depois dos incidentes, o esquema de segurança no local será reforçado para o próximo jogo na arena, no domingo, entre Rússia e Bélgica. Haverá mais 600 homens da Polícia Militar, aumentando o contingente para 3.600 na parte externa do estádio, e grades e barreiras serão montadas nos pontos mais vulneráveis.
"Não se muda a cultura de um país ou uma região de uma hora para outra. Tem que se respeitar as peculiaridades de cada região", declarou a fonte.
A Fifa tem usado em média pouco mais de 1.000 seguranças privados em cada jogo. Esse contingente deve ser mantido para domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário