segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fundação Cultural realizou a 3ª Conferência de Cultura em Casimiro de Abreu


Na última sexta-feira (5) foi realizada a 3ª Conferência de Cultura de Casimiro de Abreu. Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Antônio Marcos, o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, o representante do Ministério da Cultura, Paulo Negrão e a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Clara Paulino, representantes da sociedade civil, professores e estudantes.
Para o prefeito Antônio Marcos, a sociedade civil tem pautado muitas propostas para os setores de Casimiro de Abreu, e que o espaço democrático deve ser aproveitado. “Vivemos um momento muito positivo em Casimiro de Abreu”, disse, referindo-se à primeira colocação alcançada pelo município nos indicadores sociais aferidos pelo Instituto de Pesquisa Ibase/Petrobras, entre os 14 municípios que integram o Comperj.
— Garantimos mais de 1% do orçamento municipal para a Cultura em Casimiro de Abreu e até o fim do mandato, o Pavilhão de Esportes será transformado em teatro e entregue à Fundação Cultural. Para Barra de São João já existe um projeto e estamos buscando recursos para a recuperação do casario histórico da Beira Rio — destacou o prefeito.
O presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Gustavo Marchiori, enfatizou a importância do crescimento da participação dos cidadãos no âmbito da Cultura. “Os anseios da população levaram o poder público a criar a Fundação Cultural. Hoje, estamos aqui para redigir o Plano Municipal de Cultura, com vigência de 10 anos, com as metas para a cultura em todo o município”, afirmou.
Ao localizar o município de Casimiro de Abreu entre os mais atuantes na área da cultura e com imenso patrimônio material e imaterial, a representante do IPHAN, Clara Paulino comentou que o patrimônio é trazido na memória, e a partir dela fazemos nossa história com nossos hábitos e costumes. “Pensem no que é importante que o poder público deve fazer. Estamos muito aptos para saber o que vocês querem que o IPHAN faça.”  
Participaram do evento secretários municipais de Casimiro de Abreu, a secretária de Cultura de Silva Jardim, Roseli Campos, a secretária de Cultura de Araruama, Marcia Maira, representantes da Cultura de São Pedro da Aldeia, do Conselho Municipal de Cultura e a diretora da Escola Estadual Professor Souza, Sônia Cardoso.      
As propostas recolhidas nas pré-conferências e na reunião setorial foram votadas pela plenária. Depois do documento finalizado, delegados foram eleitos pelos participantes para representar Casimiro de Abreu na Conferência Estadual de Cultura.

Publicado em 8/7/2013
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário