Como é a vida de mãe solteira, a vida da mulher que é mãe e pai ao mesmo tempo, guerreiras que lutam pelo bem estar de seus filhos, pela educação, pela felicidade, pela capacidade de uma única figura se transformar em várias.
O que no passado era visto como um tabu, a vida de mãe solteira hoje é uma realidade comum e aceita pela sociedade. Essas mulheres maravilhosas que sabem o que é ser Mãe e ser Pai ao mesmo tempo, que dedicam sua vida para criar seus filhos independente, como muito amor e carinho.
Com a palavra a psicóloga Laura Cavalcanti: "O importante é enfrentar os problemas com carinho, amor e dedicação". Não é fácil criar um filho sozinha, mas ser mãe solteira ou viúva é um desafio possível!
O que é ser pai e mãe ao mesmo tempo, é... De madrugada, dá aquela dor de barriga no seu filho e ele grita por você, chorando. Você acorda, olha para o lado da cama de casal - e está vazio, então pensa: só eu para cuidar disso! Tudo que uma mãe quer nessa situação é ter uma pessoa ao lado para ajudar a pegar o remédio, aconchegar o filho, levá-lo ao médico, já que fazer tudo isso, sozinha é um pouco complicado.
"Seja por vontade própria ou pela falta do apoio do parceiro, quando uma mulher encara a realidade de ser mãe e pai ao mesmo tempo é necessário que a família dê todo apoio necessário para auxiliar na criação e formação dessa criança que encontrará na figura de um amigo, tio ou avô a figura do pai ausente."
A atriz Giovanna Antonelli, diz que: "Hoje, a maioria das mulheres é meio mãe solteira. O importante é ter diálogo com o filho em qualquer situação e ser feliz com ele", que passou por uma separação conturbada, mas que hoje tem a sorte de ser amiga do pai de Pietro, Murilo Benício, e de tê-lo presente na criação do garoto.
Os psicólogos são unânimes em chamar a atenção para os seguintes pontos de como ser mãe e ser pai ao mesmo tempo.
A culpa não é sua!
O mais importante é não cultivar o sentimento de culpa, não se sentir culpada. "Não se cobra de uma mãe que ela seja pai. O pai tem o lugar dele, nem que seja uma cadeira vazia", diz Laura.
Como administrar a falta do pai
A figura do arquétipo do Pai é fundamental para o desenvolvimento da criança
Não é por que, a figura paterna não existe, que esta função tem que ser deixada de lado, a figura masculina é importante para o desenvolvimento infantil. E acredite ela será substituída pela figura masculina mais próxima, seja da família, um amigo, um professor. "Quando a relação for saudável, essa figura masculina sempre existirá", alerta Laura. Mas que essa lacuna seja preenchida e o lugar do pai seja ocupado, a mãe tem de deixar clara a ausência paterna.
A criança tem que ter clareza de informações para que não haja problemas. Por exemplo: o avô ocupa a função de um pai, mas é o avô. A criança só precisa de informação e muito afeto", diz a especialista.
Não existe uma receita pronta para criar os filhos sozinha, mas você pode buscar a ajuda de quem já superou essa fase. É preciso ter tranquilidade, serenidade, paciência e firmeza nas decisões.
A mãe viúva
Não só mães solteiras criam seus filhos sozinhas. Há também as mães viúvas, as mães cujos maridos são ausentes ou indiferentes em relação aos filhos.
A questão da mãe viúva é importante pois aborda um trauma, neste caso o pai está ausente não por sua vontade mas pela triste consequência de sua morte. A família passa por um momento delicado de perda e tristeza. Nesses casos o acompanhamento psicológico é fundamental para que mãe e filhos possam superar esse terrível trauma.
Tanto pai quanto mãe tem que ter em mente que tragédias acontecem e que uma família prevenida tem forças para superar qualquer obstáculo, sendo assim é preciso pensar no futuro, preferencialmente no futuro bom onde todos vivemos em paz e alegria mas também temos que pensar num futuro alternativo onde a figura do pai ou mãe podem ser ceifados da vida dos filhos e para que o desamparo não seja maior é preciso pensar em deixar algo material para que possam seguir suas vidas em paz e harmonia.
Quando falamos em futuro estamos sugerindo que os pais pensem em um seguro de vida onde a família é a beneficiária em caso de morte, a princípio parece sinistro pensar a respeito disso mas tenha certeza que se o pior acontecer pelo menos a parte material, o futuro, a educação dos filhos está garantida.
Um pai e uma mãe tem que pensar em deixar um legado, seja ele intelectual ou material, o futuro dos filhos deve ser a prioridade e garantida para que se o pior acontecer ainda haja esperanças de que mesmo desapareça uma das figuras centrais da vida de uma criança, esta ainda terá um apoio para superar as dificuldades e dar a volta por cima.
História de uma mãe solteira que foi Pai e Mãe ao mesmo tempo - Erin Brockovich
A história dessa mulher lutadora que foi mãe e pai ao mesmo tempo é contada no filme Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento de1999. Para você que é mãe e pai ao mesmo tempo esse filme é obrigatório para entender como o amor de mãe moveu a vida de uma mulher em prol de uma causa maior e sua força de Mãe / Pai moveu montanhas e enfrentou corporações gigantescas para defender os direitos de outras mães e pais que precisavam de ajuda.
Se ainda não assistiu vá até uma locadora e alugue, abaixo o trailer do filme para você conhecer a história e a belíssima atuação de Julia Roberts.
Mensagem para Mãe Solteira
Que esta curta mensagem tenha o efeito de um abraço de ternura e gratidão a todas essas verdadeiras heroínas que tecem, com as próprias lágrimas, um manto de luz para envolver o filho
Ser mãe solteira traz mesmo insegurança, pois não tem com quem dividir as responsabilidades, mas para você, é só mais um desafio que tirará de letra.
Tal a sua coragem e disposição para transpor obstáculos, e o incentivo maior, é essa criança, que o Senhor coloca em seus braços.
Acredite em você, acredite na providência divina, porque jamais estará só.
Vivam em paz e sejam muito felizes, afinal Você é Mãe e Pai, você é um exemplo, é luz, é vida!
Você se emocionou com esse texto, então convidamos a visitar nosso especial de Dia das Mães 2013, dezenas de textos sobre maternidade, lições de vida de mães que lutaram e ainda lutam
Nenhum comentário:
Postar um comentário