A Prefeitura de Casimiro de Abreu implantou a Ouvidoria Municipal com o objetivo de aproximar ainda mais a relação dos munícipes com a administração municipal. Criada através da Lei nº 1544/2012, a órgão é uma porta aberta para a participação da população, visando o exercício de cidadania e melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados. Para a ouvidora Maria Aparecida Otz, esta é uma importante ferramenta de gestão. Além de solucionar as demandas levadas pelos moradores, também auxilia na identificação das áreas que merecem mais atenção do poder público. “O cidadão pode tirar dúvidas, reclamar, criticar, elogiar, dar sugestões e buscar melhorias para a cidade. Conseguimos dar o retorno aos que nos procuram”, ressaltou. Antes de buscar a Ouvidoria Municipal, o aposentado Altair de Oliveira tentou esclarecer uma informação por outros caminhos. O morador de Barra de São João recebeu a resposta rapidamente e ficou satisfeito com o serviço “Pesquisando na internet, tomei conhecimento da Ouvidoria. Na mesma hora entrei em contato e fui atendido. Estou muito feliz”, afirmou. A eficiência da Ouvidoria Municipal depende também das demais Secretarias e Órgãos Públicos Municipais na solução das demandas. “Primeiro oferecemos o acolhimento ao munícipe. Recebemos as manifestações, encaminhamos para os setores responsáveis e respondemos ao cidadão dentro de um prazo previamente estabelecido. Isto depende do grau de complexidade de cada caso”, explicou Aparecida Otz. A dona de casa Rosa Ribeiro conheceu a Ouvidoria Municipal através de matérias divulgadas pela Secretaria Municipal de Comunicação Social. Ela decidiu buscar ajuda para solucionar um problema. “Estava nervosa, mas a equipe me recebeu com muita atenção e preocupação. Eles se mostraram eficientes e conseguiram resolver o caso”, comentou. Todos os munícipes têm acesso à Ouvidoria Municipal. As demandas podem ser apresentadas presencialmente, por carta, ou através de um formulário eletrônico disponível no site oficial da Prefeitura (www.casimirodeabreu.rj.gov.br), pelo e-mail ouvidoria@casimirodeabreu.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-0220922. A Ouvidoria Municipal fica na Rua Nilo Peçanha, nº109, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. |
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