sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de Meio Ambiente realiza o plantio de papel semente


Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular o plantio de árvores entre crianças e jovens de Casimiro de Abreu. Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou nesta semana o plantio de papel semente junto com os alunos da Escola Municipal Patrick Marchon e participantes do projeto Indaiaçu Mais Verde. 
Cada aluno trouxe um recipiente para plantar os papéis que são biodegradáveis e contêm as sementes por dentro. As mudas que serão levadas para casa e os alunos terão a responsabilidade de cuidar e acompanhar o crescimento da planta. “O papel semente é uma novidade que atrai as crianças. De forma lúdica, estamos mostrando o valor da árvore para nossa qualidade de vida. Eles estão aprendendo a plantar, cultivar e cuidar dessa vida tão importante para a nossa”, ressaltou o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Semmads, Luizmar Mozer. 
Para a aluna Pâmela Soares, do 4º ano, a atividade foi interessante, pois teve a oportunidade mexer com a terra e plantar sua primeira muda. “Vou colocar ela em um vaso e cuidar para que ela cresça e fique bonita”, falou a aluna. Em setembro, os alunos vão realizar uma exposição com as mudas que eles plantaram. 
O aluno que cultivar a planta mais bonita receberá uma premiação. A atividade marcará a Semana da Árvore, quando os alunos também vão conhecer o viveiro municipal de mudas no Sítio Agrícola e visitar uma área de mata ciliar reflorestada nas margens do rio Indaiaçu. “Eles terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho que a Prefeitura realiza de produção de mudas e recuperação de áreas degradadas, o que fortalece a consciência ambiental desses jovens que são o futuro de nossa cidade”, falou Luizmar. 
PAPEL SEMENTE – A Secretaria de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu confeccionou os convites da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente com papel semente. Ele é reciclado e se decompõe facilmente na terra. Na hora de sua fabricação, o papel recebe sementes de flores ou temperos, que podem ser de agrião, angico vermelho, boca de leão, cravinho francês, manjericão, mosquitinho branco, rúcula e salsinha. Dessa forma, após a utilização, o papel pode ser plantado, gerando vida ao invés de lixo.
Publicado em 30/8/2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário