terça-feira, 13 de agosto de 2013

Câmeras de segurança em Casimiro de Abreu flagram furto e auxiliam investigação


  Em funcionamento há dois anos, o sistema de monitoramento de câmeras da Prefeitura de Casimiro de Abreu tem auxiliado os órgãos de segurança do município. No último dia 7, uma das câmeras instaladas na área central da cidade flagrou o momento em que um casal furtou uma bicicleta. A vítima fez um Boletim de Ocorrência na delegacia, e depois teve acesso às imagens dos acusados de cometeram o delito.
  De acordo com os operadores de câmeras da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, a ação dos acusados foi identificada às 17h04 na Rua Miguel Jorge, próximo à Praça Lúcio André. Dez minutos depois, as câmeras instaladas na Praça Feliciano Sodré registraram o casal que furtou a bicicleta no centro da cidade. Já às 17h17, eles foram vistos pelas câmeras que ficam na Rua Pastor Luiz Laurentino.
  Para José Henrique Neto e Geraldo dos Santos, responsáveis pelos registros e arquivos das imagens captadas pelas câmeras, o sistema foi decisivo para que a vítima recuperasse a bicicleta furtada. “Ela procurou a 121ª Delegacia de Polícia de Casimiro de Abreu onde registrou um Boletim de Ocorrência. Apenas com o BO em mãos, podemos disponibilizar as imagens”, explicou Neto.
  Segundo dados dos operadores de câmeras, com a identificação dos acusados, eles puderam ser acessados em seus endereços pela vítima do furto, e assim conseguiu reaver o objeto levado pelo casal. Os acusados deverão responder ao inquérito que foi aberto. Estas e outras imagens gravadas também ficam à disposição das Polícias Militar e Civil, além da Promotoria de Justiça, quando solicitadas.
  O sistema de monitoramento de câmeras da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil funciona 24 horas por dia. As câmeras estão posicionadas em locais estratégicos, como entradas e saídas da cidade, áreas de maior movimento de pessoas e veículos, praças, comércio e pontos próximos de agências bancárias. No distrito de Barra de São João também há câmeras funcionando em lugares semelhantes.
  Para o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado, o serviço com câmeras auxilia a população, oferecendo mais estabilidade e tranqulidade, além de dar suporte à PM, responsável pela segurança em toda a região. “O prefeito Antônio Marcos já aprovou a ampliação do sistema de monitoramento para mais lugares do município. Em breve, estaremos operando também no distrito de Professor Souza”, concluiu. 
Publicado em 13/8/2013
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário