quinta-feira, 22 de agosto de 2013

OS RISCOS DE UMA SOCIEDADE CONSUMISTA

Diante de uma sociedade que está cada vez mais em “evolução” onde acontece um grande desenvolvimento cultural, científico, econômico... A população caminha em direção a grandes problemas existenciais, onde fatos e fatores de natureza humana se desenvolvem rumo a caminhos antissociais. Temos visto, não muito longe de nossa naturalidade, tragédias das mais cruciais, típicas de seres humanos fora de sua consciência moral, espiritual, social e de comportamentos não racionais. Temos apreciado crimes que se destacam nas páginas principais de jornais, revistas e sites de notícias, com intensidades jamais vista em nossa região. Em pouco menos de 06(seis) meses, seres racionais, se podemos chama-los assim, agrediram, espancaram e até roubaram a vida de jovens de famílias, pessoas incluídas em nossa sociedade, sociedade essa  consumista, materialista e de interesses totalmente voltados para o eu vejo, eu quero, tem que ser meu. Digerimos, vez por outra, vários casos absurdos e abusivos realizados por cidadãos monstruosos, sem responsabilidades perante a sociedade, perante a justiça de Deus e a justiça falha dos homens.

  No último caso absurdo que vimos, logo aqui pertinho, na cidade de São Mamede, onde um rapaz acometido por transtornos antissociais, fora de seu raciocínio lógico e moral, acabou matando uma jovem de apenas 23 anos, simplesmente pelo fato de ter visto, ter desejado, e que teria que ser dele, de qualquer forma. Esse acontecimento ficou gravado em nossas mentes, fazendo-nos refletir sobre nossa caminhada rumo aos tempos modernos. Será que nossa sociedade está no processo de evolução ou de degeneração?  Revendo as matérias nos sites de notícias, analisando o depoimento do réu confesso, podemos claramente constatar que aquele rapaz, assim como milhares de outros incluídos em nossa sociedade, sofre de transtorno de personalidade antissocial, que é caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade podem variar de 0,8% a 4%, subindo para 45-66% entre presidiários.
  Estamos constantemente aturando atitudes desse tipo em todas as partes, ás vezes, diferentes na forma, porém, com o mesmo poder de destruição e ódio. Alguns realizam o próprio crime: Espanca, mata, destrói; outros planejam e encomendam o crime; os demais, mentem, criam histórias fictícias, na tentativa de detonar o colega de trabalho, o vizinho, o cônjuge, o concorrente, seja qualquer um e em que área for, tudo isso em nome do EU. São personalidades cheias de vaidade onde não existe respeito nem dignidade pelo outro.
  Numa sociedade onde se desenvolve profissionais do mais alto grau de competência, grandes pensadores, estrategistas políticos, grandes Magistrados, ricos tolos e pobres metidos, nos encontramos com uma infinita necessidade de buscarmos ao criador de todas as coisas. Sabemos que a solução desses problemas não está na segurança, na saúde, na educação, na política; aliás, essa, vem de mal a péssima em todo o país. Quando lemos um versículo bíblico, onde Jesus nos diz em 1 Timóteo 6:10: Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males... Só então compreendemos que nossa sociedade, totalmente atolada nos desejos materiais, está cada vez mais pobre, nua e crua, sofrendo todos os dias o preço da “evolução” sem a observação dos princípios divinos e exemplares para a nossa boa e agradável passagem por essa terra.

Pense nisso e muita paz!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário