sábado, 24 de agosto de 2013

Reunião do Orçamento Participativo aconteceu no Cras de Casimiro de Abreu



    O terceiro encontro do Orçamento Participativo da Prefeitura de Casimiro de Abreu aconteceu na quinta-feira (22), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A reunião organizada pela Secretaria de Planejamento e Processamento de Dados contou com as presenças do prefeito Antônio Marcos, do presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Pezão, e de pessoas da comunidade.
    Para o secretário de Planejamento, Célio Ricardo Pereira, a iniciativa do governo municipal ao realizar o Orçamento Participativo, promove mais que uma gestão administrativa, trata-se de elevar a gestão humana. “É fundamental que haja condições legais para atender as demandas solicitadas pelos cidadãos. O governo não está de braços cruzados, mas de braços abertos às propostas”, comentou.
    Durante a reunião, o subsecretário de Planejamento, Roberto Hefler, apresentou uma série de investimentos do governo Antônio Marcos que foram realizados a partir de indicações do Orçamento Participativo. Ele também citou os bons indicadores econômicos apontados em recentes pesquisas como a do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
    — Nos últimos quatro anos, o governo municipal investiu R$ 50 milhões em obras de infraestrutura e investimentos sociais, a partir das indicações das pessoas que vieram aos encontros do OP. Houve uma série de avanços nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, empregabilidade, saneamento e habitação. As Secretarias de Trabalho e Renda e Assistência Social auxiliam na criação de cursos profissionalizantes e de geração de renda familiar — citou.
    Entre as ações do governo municipal estão propostas de modernização e descentralização dos serviços públicos, para que todos tenham acesso aos atendimentos variados da Prefeitura. De acordo com especialistas, há uma grande expectativa de crescimentos econômico e demográfico em Casimiro de Abreu nos próximos dez anos.  Portanto, o governo planeja mais investimentos e prepara o futuro do município.  
    Na reunião do OP na sede de Casimiro de Abreu, algumas pessoas participaram pela primeira vez. Este foi o caso dos moradores Juciara Macedo e Ary Castro. Alguns elogiaram as ações do governo, como Valdinéia Castro. “O Posto de Saúde da Mataruna atende bem as necessidades. Acho que muita coisa melhorou”, disse. O morador Tobias Franco, do Bairro Industrial, citou conquistas no lugar onde mora como o Ginásio Poliesportivo e o novo Posto de Saúde.
    O pescador aposentado José Otoni Mestre é morador no bairro do Arroz, em Barra de São João. Ele costuma ir a todos os encontros do Orçamento Participativo. No lugar onde vive, ele cita uma das maiores conquistas realizadas pelo governo a pedido da população. “Depois de tantos governos, finalmente o prefeito Antônio Marcos realizou a construção da ponte sobre o canal dos Medeiros. Pedimos a de formato arqueado para facilitar passagem de barcos, e fomos atendidos”, elogiou.
    As reuniões do Orçamento Participativo vão prosseguir na próxima semana. No dia 27, haverá encontro no Cras do distrito de Professor Souza. Já no dia 29, será no distrito de Rio Dourado, na Escola Municipal Christiane Sales, sempre às 19 horas.
Publicado em 23/8/2013
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário