quinta-feira, 10 de julho de 2014

Argentina terá de superar cansaço após prorrogação para alcançar feito inédito

Nunca a seleção que disputou o segundo jogo da semifinal e passou por prorrogação foi capaz de levantar a taça da Copa

Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Argentina se desgastou muito na semifinal da Copa do Mundo, contra a Alemanha
Argentina sofreu, passou pela prorrogação, pela Holanda e está na decisão da Copa do Mundo. Cansada, a seleção irá em busca da taça no próximo domingo, contra a Alemanha, a terceira de sua história, mas também poderá conseguir um feito inédito: nunca a equipe que disputou o segundo jogo da semifinal com prorrogação conseguiu sair campeã.
Em 2006, a Itália foi à prorrogação diante dos alemães na semi e venceu a decisão sobre a França. Contudo, os italianos foram os primeiros a definir sua vaga na final, com o triunfo no dia 4 de julho. Zidane e companhia só foram assegurar a passagem um dia depois, com o 1 a 0 ante Portugal.
Nas outras oportunidades, todas as seleções que se desgastaram na segunda partida da semi tiveram de se contentar com o vice-campeonato. Em 1998, o Brasil superou a Holanda, mas ficou com o segundo lugar. Em 1990, as duas finalistas, Argentina e Alemanha, tiveram que passar por prorrogações para irem à decisão: taça para os germânicos.
A mesma Alemanha, porém, não teve a mesma sorte em 1982, quando bateu os franceses e, na final, caiu para a Itália. Na Copa de 1970, em que o Brasil chegou ao tricampeonato, os italianos bateram a Alemanha na semifinal e chegaram muito cansados para o jogo do Azteca, que terminou com vitória por 4 a 1 da seleção brasileira. A Hungria, grande sensação do Mundial de 1954, na Suíça, foi outra equipe que ficou com o vice (para a Alemanha) depois de uma longa semi com o Uruguai.
Veja as imagens do jogo que colocou a Argentina na final da Copa após 24 anos:
Mascherano leva entrada dura de Georginio Wijnaldum durante a decisão da semifinal. Foto: AP Photo/Hassan Ammar

Nenhum comentário:

Postar um comentário