terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil não perde em semifinal de Copa desde 1938; Alemanha cai em quase metade

Seleção brasileira chegou sete vezes até esta fase e ganhou seis. Mais experientes, alemães têm seis vitórias e cinco derrotas

Getty Images
Em 2002, Turquia foi derrotada por 1 a 0 pelo Brasil, que viu atuação decisiva de Ronaldo
Brasil Alemanha se enfrentam na tarde desta terça-feira em Belo Horizonte pela semifinal da Copa do Mundo 2014. E, se depender do retrospecto, o torcedor brasileiro pode ficar confiante. A seleção só foi derrotada nesta fase uma vez em toda a história do Mundial. Os alemães, por outro lado, perderam cinco dos 11 jogos que disputaram.
A única queda brasileira em uma semifinal foi justamente na primeira vez que o País chegou até esta etapa. Em 1938, na Itália, o time não pôde contar com Leônidas da Silva, artilheiro daquela Copa, e caiu diante dos donos da casa por 2 a 1. Na disputa do terceiro lugar, vitória por 4 a 2 em cima da Suécia.
De lá para cá foram seis partidas e seis vitórias. Em 1958, na Suécia, goleada por 5 a 2 sobre a França com três de Pelé. Em 1962, no Chile, triunfo por 4 a 2 contra os anfitriões – Garrincha e Vavá marcaram. Em 1970, no México, a vítima foi o Uruguai: 3 a 1, com tentos de Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino.

Seja por mudança do formato do Mundial ou por campanhas ruins, a equipe brasileira passou por grande hiato e só voltou a uma semifinal 24 anos depois, nos Estados Unidos. Em 1994, Romário fez o único gol na vitória por 1 a 0 sobre a Suécia. Na França, em 1998, a classificação veio nos pênaltis depois do empate por 1 a 1 com a Holanda – esta, aliás, foi a única vez que o Brasil passou pela semifinal e não ficou com o título.
A última disputa nesta fase foi em 2002, na Copa do Japão e da Coreia do Sul. Comandada por Luiz Felipe Scolari, a seleção bateu a Turquia por 1 a 0, com gol de Ronaldo – na decisão daquela edição, os brasileiros superaram justamente a Alemanha.
Getty Images
Jogando em casa, Alemanha perdeu para Itália na semifinal da Copa de 2006
Alemães têm mais experiência
Se o Brasil jogará com o retrospecto, a Alemanha conta com a experiência. A partida desta terça-feira será a 12ª semifinal na história das Copas, sendo a quarta consecutiva. Desde 1934, os alemães estiveram nesta fase 11 vezes, tendo aproveitamento de 54%.
A Alemanha venceu a semifinal em 1954, na Suíça; em 1966, na Inglaterra; em 1982, na Espanha; em 1986, no México; em 1990, na Itália; e em 2002, no Japão e na Coreia. Destas, foi campeã em apenas duas oportunidades. Por outro lado, perdeu em 1934, na Itália; em 1958, na Suécia; em 1970, no México; em 2006, quando jogou em casa; e em 2010, na África do Sul.
Copa de 1950 não teve semifinal
A semifinal contra os alemães será a primeira do Brasil em casa. Isso porque a fórmula de disputa era diferente na Copa de 1950. Naquela edição, foi realizada uma primeira fase de quatro grupos e o vencedor de cada chave disputou um quadrangular final.
A seleção brasileira superou Iugoslávia, Suíça e México na etapa inicial. Na derradeira, goleou Suécia e Espanha e precisava de apenas um empate contra o Uruguai na última rodada para conquistar o até então inédito título mundial. A história, porém, todos conhecem: os uruguaios venceram de virada por 2 a 1 e ficaram com o bicampeonato, naquele que é conhecido como Maracanazo.
Reprodução
Copa de 1950 tinha outro formato e Brasil não passou por semifinal para decidir título com Uruguai
Assim como 1950, os torneios de 1974 e 1978 também não tiveram semifinais. Neles também houve uma segunda fase de grupos, mas com a diferença de que desta nova etapa saíram os finalistas. Foi com este formato que a Alemanha ganhou o segundo de seus três títulos. Já o Brasil nunca se deu bem com tal modelo.
Outro detalhe é que apenas a Copa do Mundo de 1930 não teve brasileiros ou alemães entre os três primeiros colocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário