sábado, 5 de julho de 2014

Assim como fez com Suárez, Fifa pode usar o vídeo para punir agressor de Neym

Zuñiga poderia ser enquadrado no mesmo artigo (48) de Luis Súarez pelo lance com Neymar, já que prevê pelo menos uma partida de suspensão em casos de "jogo brusco grave"

O árbitro Carlos Velasco aplicou a lei da vantagem no lance em que Zúñiga cometeu a falta que tirou o brasileiro Neymar do Mundial e não advertiu o colombiano posteriormente. Ainda assim, a Fifa, severa com o uruguaio Luis Suárez, tem a alternativa de punir o jogador com base no vídeo da partida disputada nesta sexta-feira, em Fortaleza.
Confira imagens da lesão de Neymar:
Neymar deixa o campo de maca. Foto: Reuters
1/9
Na terceira rodada da primeira fase da Copa, Suárez mordeu o italiano Giorgio Chiellini. O árbitro mexicano Marco Rodríguez também não assinalou a infração, mas o atacante acabou punido de maneira severa pela entidade que organiza o campeonato.
A Comissão Disciplinar da Fifa enquadrou Suárez nos artigos 48, parágrafo 1º, alínea d (agressão) e 57 (comportamento antidesportivo para com outro jogador). A entidade puniu o atleta em nove partidas oficiais, proibiu-o de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses e até de frequentar estádios no período, além de aplicar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 247 mil).
A severa punição a Luis Suárez foi amplamente contestada, embora ele já tivesse mordido adversários dentro de campo em outras duas ocasiões. Até mesmo o defensor italiano Giorgio Chiellini, vítima da infração, considerou a sanção aplicada pela Fifa exagerada.Ao anunciar que a mordida de Suárez em Chiellini estava sob investigação, a Fifa lembrou que o código disciplinar permite o uso de "relatórios dos árbitros, declarações dos envolvidos e de testemunhas, evidência material e gravações em áudio ou vídeo" como prova.
Getty Images
Zuniga acerta as costas de Neymar com joelhada
A entidade tem a alternativa de adotar o mesmo expediente para punir Juan Zúñiga. Aos 42 minutos do segundo tempo, o lateral direito acertou uma joelhada nas costas de Neymar - ele já havia cometido falta dura em cima de Hulk. Com uma fratura na terceira vértebra lombar, o atacante do Barcelona está fora da Copa do Mundo.
Juan Zúñiga poderia ser enquadrado no mesmo artigo (48) de Luis Súarez pelo lance com Neymar, já que a alínea b do parágrafo 1º prevê pelo menos uma partida de suspensão em casos de "jogo brusco grave (especialmente mediante o emprego desmesurado de força)".
No comunicado sobre a punição a Suárez, a Fifa incluiu a seguinte declaração de Claudio Sulser, presidente da Comissão Disciplinar, responsável pelo julgamento: "Não se pode tolerar esse tipo de comportamento em um campo de jogo, especialmente durante a Copa do Mundo".
Márcio Fernando Andraus Nogueira, especialista em direito desportivo, vê com reservas a possibilidade de a Fifa punir o lateral colombiano. "A entidade pode rever as imagens e suspendê-lo, mas é improvável. O juiz observou o lance e apontou vantagem. Isso é muito importante para a Fifa. O jogador foi imprudente, mas não senti maldade", disse.
Independentemente do futuro de Juan Zúñiga, fato é que Neymar está fora da Copa do Mundo. O meia Willian, o volante Ramires e o atacante Bernard são as principais alternativas do técnico Luiz Felipe Scolari para substituir o astro na semifinal diante da Alemanha, às 17 horas (de Brasília) de terça-feira, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário