terça-feira, 8 de julho de 2014

Goleador x driblador: o duelo entre Messi e Robben em números na Copa

Argentino fez mais gols, holandês jogou todos os minutos possíveis e é quem mais busca jogadas individuais no torneio. Nesta quarta, na Arena Corinthians, um deles irá à final da Copa

Getty Images
Messi tem quatro gols na Copa do Mundo e é destaque da Argentina
Aos 27 anos, Lionel Messi disputa a Copa pela terceira vez, e tem pelo menos mais uma pela frente para mostrar o talento que lhe rendeu quatro troféus de melhor jogador do mundo. Arjen Robben, com 30, está no auge da carreira, mas ainda busca pela seleção de seu país as mesmas glórias que obteve por clubes. É no talento individual desses dois jogadores que Argentina eHolanda se apoiam para o duelo desta quarta-feira, em São Paulo, valendo um lugar na final da Copa do Mundo.
Os números produzidos pelos jogadores neste Mundial mostram certa vantagem a Robben (confira o gráfico no fim da matéria). O camisa 11 holandês tem o mesmo número de finalizações de Messi (17), porém 16 delas foram em direção à meta, contra nove do rival. O argentino, no entanto, tem mais gols: quatro, sendo um dos vice-artilheiros do torneio, contra três.
Robben esteve em campo em todos os minutos da Holanda nesta Copa: 480, incluindo a prorrogação contra a Costa Rica, pelas quartas de final. Messi atuou por 453 minutos, já que foi substituído diante da Nigéria.
Getty Images
Robben tem três gols na Copa e esteve presente durante em todos os minutos da Holanda

Se a Argentina quiser parar Robben terá de fazer marcação redobrada a suas ações. O holandês é quem mais conseguiu jogadas individuais que levaram à área adversária nesta Copa: 17, contra sete de Messi, que tem feito no esquema do técnico Alejandro Sabella também papel de articulador, buscando a velocidade de Di Maria nos contragolpes, tanto que ele deu mais passes (259) do que Robben (195). O camisa 10 também tem ajudado mais a defesa e já soma sete desarmes no torneio, contra apenas dois do holandês, que tem uma incumbência defensiva menor.
Robben também tem números superiores a Messi em relação a faltas sofridas (20 a 13) e distância percorrida em campo (55,4 quilômetros, contra 41,4 do argentino).
Mais do que números, os craques buscam objetivos maiores no Brasil. A Argentina de Messi não disputa uma final há 24 anos e não fica com a taça desde 1986. Atual vice-campeã da Copa, a Holanda busca seu primeiro título mundial após três fracassos em decisões. Na Arena Corinthians nesta quarta, um deles ficará mais perto de mudar essa história.
Confira abaixo um gráfico comparativo entre os dois craques:

Messi x Robben na Copa de 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário