sábado, 12 de julho de 2014

Brasil e Holanda decidem 3º lugar em despedida melancólica, mas com rivalidade

Humilhada na semifinal contra a Alemanha, equipe de Felipão vê vitória sobre time de Van Gaal como prêmio de consolação

Brasil e Holanda não estão acostumados a celebrar o terceiro lugar. Mas foi o que restou aos dois países nesta Copa do Mundo. Neste sábado, em Brasília, às 17h, os times de Luiz Felipe Scolari e Louis Van Gaal jogam para esquecer a chance desperdiçada de estarem na final por um prêmio de consolação forçado pela Fifa. O técnico holandês dispensa tal honraria, mas tentará atrapalhar seu desafeto. Felipão disse que só resta jogar para vencer bem e amenizar a vergonha pelos 7 a 1 sofridos pela Alemanha na semifinal. A Holanda só caiu nos pênaltis para a Argentina.
Os dois treinadores foram aqueles que mais trocaram ironias, acusações e declarações atravessadas ao longo da Copa do Mundo. O embate entre eles acaba trazendo um ingrediente diferente para um jogo normalmente insosso. “Para mim não deveria existir essa disputa. Só ser campeão importa”, disse Van Gaal depois de perder a semifinal.
Na véspera da partida deste sábado, falou de novo sobre o técnico brasileiro e pareceu mais motivado a responder no campo às declarações de Felipão. Ele não gostou das insinuações de que o Brasil tem privilégios da Fifa na disputa da Copa, como por exemplo jogar antes da Holanda. “Basta Scolari pensar. A Holanda teve um dia a menos de preparação”, disse. Holandeses jogaram na quarta-feira e os brasileiros na terça.
Felipão orienta os jogadores da seleção em treino na Granja Comary. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM
1/4
Apesar da birra, Van Gaal disse que vai levar a campo uma equipe que buscará se despedir da Copa com uma boa impressão. “É o mínimo que podemos fazer. Não seria justo depois de uma campanha invicta até aqui ir embora com uma derrota”, comentou.
Humilhado, Felipão tenta dar alguma validade à disputa. “Nosso objetivo era a final, ser campeão, mas agora não podemos mais. Então vamos valorizar esse jogo”, disse. Talvez tarde demais, decidiu fazer mudanças no time para evitar nova goleada. No treino de sexta, sacou cinco titulares do vexame da semifinal. "Vou mexer em uma ou duas colocações diferentes daquele time que começou o jogo contra a Alemanha".
Retrospecto
Brasil e Holanda se enfrentaram quatro vezes na história das Copas. Foram duas vitórias holandesas, um empate e uma vitória do Brasil. O primeiro encontro foi em 1974, na fase semifinal. A Holanda fez 2 a 0. Vinte anos depois, nos Estados Unidos, o Brasil fez 3 a 2 nas quartas de final. Em 1998, na semi, empate em 1 a 1 e vitória brasileira nos pênaltis. E em 2010, nas quartas, a Holanda fez 2 a 1.

FICHA TÉCNICA - BRASIL X HOLANDA
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 12 de julho de 2014, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)
Assistentes: Redouane Achik (Marrocos) e Abdelhak Etchiali (Argélia)
BRASIL: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Oscar e Willian; Jô (Fred) Técnico: Luiz Felipe Scolari
HOLANDA: Cillessen; Vlaar, De Vrij e Martins Indi; Janmaat, De Guzmán, Wijnaldum, Sneijder e Blind; Robben e Van Persie Técnico: Louis Van Ga

Nenhum comentário:

Postar um comentário