quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fundação Cultural promove exposição “O Brasil de Portinari” em Barra de São João

Fundação Cultural promove exposição “O Brasil de Portinari” em Barra de São João





    Nesta sexta-feira (12), a partir das 19 horas, será lançada na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, na Beira Rio, a exposição “O Brasil de Portinari”.  Com foco na democratização da acessibilidade à obra do artista Candido Portinari, a exposição itinerante propõe a apresentação de uma série de réplicas de obras do artista como forma de promover ações que integrem educação e cultura na valorização da identidade brasileira.
    A mostra traz 29 réplicas de obras de Portinari e seu roteiro foi construído a partir do universo das cinco mil obras realizadas pelo artista. De acordo com a diretora da Biblioteca, Maraney Freire, esta exposição mostra um amplo leque de temas que retratam a alma brasileira e a saga de uma nação. “É uma oportunidade ímpar de conhecer os diferentes aspectos da vida e obra de Portinari”, disse.
   Guiados por monitores, os visitantes percorrem um caminho formado por oito núcleos que enfocam a história do país, a cultura brasileira, os ofícios e a religião, dentre outros. É importante destacar que os monitores locais participaram de um Seminário de formação, que aconteceu nos dias 9 e 10 deste mês, para a mediação da visita à exposição e na realização de atividades de arte-educação, que acontecerão no espaço.
   A exposição de réplicas "O Brasil de Portinari", fica no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, a partir do dia 12 de julho até o dia 11 de agosto, e é uma parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e com patrocínio da empresa Queiróz Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário