Uma comissão do Sebrae esteve em Casimiro de Abreu para entrevistar o prefeito Antônio Marcos. Ele foi indicado para o prêmio de empreendedorismo da instituição na área de promoção de desenvolvimento rural, e está cotado entre 20 prefeitos do Estado do Rio de Janeiro. O vencedor será conhecido em março, e premiado em solenidade na Alerj com a participação do governador Sérgio Cabral.
Esta é a sétima edição do prêmio do Sebrae. De acordo com a gerente regional da instituição Ana Cláudia Melo, o prefeito Antônio Marcos concorre ao prêmio pela categoria desenvolvimento rural. As prefeituras de Silva Jardim e Cabo Frio também concorrem, mas com temas diferentes. “O objetivo da premiação é motivar as práticas da boa gestão pública”, informou.
Além da gerente geral do Sebrae, estiveram em Casimiro de Abreu o analista e gestor de projetos Ronald Silveira e o jornalista Roberto Andrade, responsável pela apuração de dados informados pela Prefeitura sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com as Secretarias de Educação e Planejamento.
Desde que assumiu o governo, o prefeito Antônio Marcos combate os matadouros clandestinos, defende o pequeno produtor rural, garantindo desenvolvimento sustentável e conservação da natureza. Ele também foi responsável pela articulação dos agricultores familiares para formarem associações e cooperativas, aumentando a produção agrícola local que fornece alimentos para as escolas municipais.
Em outubro do ano passado, foi iniciado o fornecimento de nove itens que são utilizados na merenda escolar. Isto fez com que uma associação de agricultores familiares (Assaf) pudesse produzir e vender seus produtos por meio da lei federal que prevê fornecimento de pelo menos 30% da produção local do município. Atualmente, 17 famílias que vivem da agricultura são beneficiadas, mas o objetivo é atender a todos os agricultores em diferentes segmentos com cursos de especialização, fornecimento de máquinas e equipamentos ao homem do campo.
Além disso, aumentou-se o número de culturas cultivadas, toneladas de carne bovina inspecionada são consumidas no município e a feira do pequeno produtor foi reestruturada. Máquinas, equipamentos e veículos foram adquiridos pela Prefeitura para auxiliar os agricultores, além de cursos e treinamentos em parceria com órgãos como Emater. Melhorias das estradas e construção de pontes também favoreceram quem vive e trabalha na zona rural. Neste período, verificou-se ainda que houve ampliação da renda rural.
Uma comissão técnica do Sebrae avalia todos os investimentos e julga o melhor desempenho das prefeituras. Quem vencer na categoria estadual representará o Rio de Janeiro na disputa nacional. “Estar entre os 20 prefeitos indicados do Estado do Rio de Janeiro já é um prêmio. É importante contar com a avaliação de uma instituição séria como o Sebrae. Ter o trabalho do governo e da equipe destacado, nos motiva. Creio que o trabalho feito de modo sério gera resultados. É o que está acontecendo na área da agricultura, entre outras”, concluiu o prefeito Antonio Marcos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário