DETECÇÃO PRECOCE
Desde a introdução do antígeno prostático específico (PSA), o câncer de próstata está sendo
detectada e tratada mais cedo, antes que ele possa se espalhar para outros tecidos. Quanto mais cedo for detectado o câncer de próstata, mais facilmente ele pode ser tratado.
A Us TOO International Prostate Cancer Education & Support Network recomenda que os homens façam exames anuais da próstata, incluindo tanto o exame de PSA no sangue quanto o
exame de toque retal (TR), começando a partir das seguintes idades:
A partir dos 40 anos se você têm um histórico familiar de câncer de próstata (ou é considerado de alto risco).
O mais tardar até os 45 anos para os demais homens.
Além disso,
É extremamente importante "Conhecer o seu PSA". Mantenha um registro dos números
exatos, e não apenas se está "na faixa normal." Seu primeiro teste de PSA estabelece sua "base" da pontuação PSA.
Ao seguir o valor de seu PSA de ano para ano, você vai saber se ele aumentou muito desde o ano anterior. Um aumento nos níveis de PSA de 0,75 ng /mL ou mais, dentro de
um ano, pode requerer uma investigação mais aprofundada pelo seu médico. A taxa de variação no seu nível de PSA pode ser um sinal mais significativo da doença que o nível
de PSA real. A US TOO acredita que a pesquisa anual é tão importante que os homens devem
transformá-la em um evento, como seu aniversário, o Dia dos Pais ou realizá-lo em setembro, que é o Mês de Conscientização do Câncer de Próstata.
A US TOO acredita que seguir estas recomendações contribuam para detectar o câncer de próstata antes, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir o número de mortes causadas por câncer de próstata.
A US TOO também acredita que quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil e eficaz será o tratamento.
A US TOO também acredita que os benefícios da detecção precoce e tratamento superam os custos e inconvenientes de eventuais falsos positivos, que resultam em biópsias de tecidos
saudáveis. Esses benefícios estão sob a forma de redução dos custos totais e maior eficácia no tratamento da doença.
Sobre os Exames de Triagem
O antígeno prostático específico (PSA) é uma substância que é normalmente produzida pela próstata e uma pequena quantidade pode ser detectado no sangue. No entanto, se a próstata
começa a produzir PSA demais, isto pode ser um sinal de aumento da próstata (também conhecido como HPB - hiperplasia benigna da próstata), inflamação ou câncer. O médico vai coletar o sangue e medir o nível de PSA.
Embora a definição exata de "nível normal de PSA" continue a ser debatido, a US TOO sugere que os seguintes intervalos sejam utilizados:
Comece a realizar os exames a partir dos 40 anos se você tiver histórico familiar de câncer de próstata ou 45 anos para os demais homens. Trace sua pontuação PSA ao longo do tempo. O tempo de duplicação do PSA e a velocidade do aumento do PSA são uma melhor forma de indicar a agressividade de um câncer do que saber o seu valor atual do PSA.
Nós todos somos únicos - os níveis de PSA variam de pessoa para pessoa.
Estratégias de Prevenção
Embora as causas do câncer de próstata não sejam completamente compreendidas, comer bem, descansar corretamente e exercícios regulares podem reduzir o risco de câncer e até mesmo retardar a doença.
Coma bem!
A testosterona estimula o crescimento das células da próstata, e o que você come pode alterar seus níveis de testosterona.
Limite a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, que podem estimular a testosterona.
Aumente a ingestão de produtos a base de soja que contêm isoflavonas, que podem reduzir a testosterona.
Muitos alimentos contêm substâncias antioxidantes, que podem prevenir danos celulares e podem melhorar o sistema imunológico e reduzir os riscos de câncer e infecções. A dieta com baixo teor de gordura com peixes, frutas, verduras e grãos podem reduzir o risco de câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário