quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sequência de jogos compromete gramados de reta final da Copa e Fifa veta treinos

Seleções têm sido obrigadas a treinar em campos fora do estádio nas vésperas de jogos para preservar o gramado

Os treinos de reconhecimento do campo na véspera dos jogos, atividade praxe para as seleções nesta Copa do Mundo, vão ser raros nos oito jogos finais da competição que começam nesta sexta-feira com as quartas de final. A preocupação da Fifa com o gramado dos seis estádios que ainda receberão jogos é grande e explica essa atitude. 
Brasil e Colômbia não poderão treinar no Castelão nesta quinta-feira, um dia antes de jogarem a partida que abre as quartas. A seleção da Colômbia treina em um dos COTs (Centros Oficiais de Treinamento) em Fortaleza, na Unifor, e a brasileira vai treinar no Estádio Presidente Vargas, outro COT. 
"A Arena Castelão recebeu cinco jogos e oito treinos em um período de 17 dias. É natural que após alguns dias de uso intenso o gramado apresente um pequeno desgaste", disse o Comitê Local da Copa por meio de nota.
Howard defende chute de Kompany. Foto: Getty Images/Robert Cianflone
1/16
A seleção brasileira já não pôde treinar no Mineirão antes da partida contra o Chile. O estádio de Belo Horizonte recebeu cinco jogos em 14 dias. “O gramado está suportando bem, mas é necessário um tratamento para o jogo. Não é só no Mineirão que isso acontece, outros estádios também fazem isso”, avaliou Thiago Lacerda, que fez parte da Secretaria de Copa de Minas. 
Alemanha e França também não passarão pelo Maracanã antes do jogo de sexta. Assim como Holanda e Costa Rica terão de treinar em outro campo em Salvador e não na Fonte Nova, local onde se enfrentam no sábado.
O Comitê Local da Copa avalia que não há prejuízo às seleções por não conhecerem o local onde vão jogar antes da partida. "As seleções contam, em todas as cidades sede, com os COTs utilizados para treinamento nas vésperas e antevésperas dos jogos, já que pode optar-se pela preservação do gramado do estádio nesses dias, conforme procedimento padrão desta e de outras edições da Copa do Mundo", disse o COL.
Além de Castelão, Mineirão, Maracanã e Fonte Nova, a Arena Corinthians e o Mané Garrincha também receberam jogos nessa reta final da Copa. E todos os eles terão suas condições avaliadas antes das partidas. A Fifa ainda avalia os casos de seleções que já jogaram em determinados estádios que enfrentam outras que não jogaram. 
A Colômbia, por exemplo, ainda não jogou no Castelão. Já o Brasil enfrentou o México no estádio e já treinou por lá. Para não prejudicar os colombianos, será autorizada a presença dos jogadores da Colômbia no estádio, ainda que apenas para conhecê-lo na véspera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário